Cultura

Editora Inpa lança cinco obras ligadas à Amazônia

Voltadas para públicos variados, as obras podem ser conferidas nesta quarta-feira, no Inpa-foto: divulgação/Inpa

Voltadas para públicos variados, as obras podem ser conferidas nesta quarta-feira, no Inpa-foto: divulgação/Inpa

A Editora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) lança nesta quarta-feira (1º) cinco obras de pesquisadores e técnicos da instituição relacionadas à Amazônia. O evento acontece às 15h, no Auditório da Ciência, situado no Bosque da Ciência, bairro Petrópolis, Zona Sul.

Entre os lançamentos, está o ‘Caderno de Debates do Grupo de estudos Estratégicos Amazônicos (GEEA) – Tomo VII’ organizado pelos pesquisadores do Inpa Adalberto Val e Geraldo Mendes dos Santos; ‘Verde Perto Educação’, de Leonardo Rodrigues e Marina Anciães; ‘Plantas Colonizadoras de Áreas Desflorestadas para Atividades Petrolíferas’, de Iêda Amaral, Maria de Lourdes, Carla Nogueira e Francisca Matos.

As outras obras são a cartilha ‘Buriti: Coleta, Pós Colheita, Processamento e beneficiamento dos frutos de Buriti’, de Afonso Rabelo e Felipe França, e a ‘Coleção Ciência é Legal’, com cinco volumes, supervisionada pela pesquisadora Vera Maria Fonseca de Almeida e Val.

Caderno de Debates

A nova edição do ‘Caderno de Debates do GEEA – Tomo VII’ reúne de maneira clara e sob diferentes perspectivas cinco temas relevantes para o desenvolvimento da Amazônia.

A obra discute o Processo cultural da Amazônia; Plantas alimentícias não-convencionais; Toxinas: explorando a biodiversidade para o bem e para o mal; Música e poesia na Amazônia e Ciência, tecnologia e inovação na Amazônia.

Coleção Ciência é Legal

Direcionada para crianças e adolescentes, a coleção ‘Ciência é Legal’ procura contribuir com o aprendizado e a formação intelectual dos leitores e aguçar o interesse pela Amazônia. Lançada inicialmente em 2007, esta é a 2ª impressão da coleção.

A obra conta a história de Zizi, uma menina de 11 anos, que veio de São Paulo para Manaus. Com a mudança, Zizi passa a se interessar mais pelo meio ambiente e pelos encantos da nova cidade, começando começa a aventura da menina na região. A coleção faz parte do Projeto Para-Ler (Peixes, Ambiente e Rios da Amazônia Legados Excepcionais da Região) criado pelos pesquisadores do Inpa para melhorar a interface entre as disciplinas e disseminar o conhecimento da Amazônia para as gerações futuras. A Coleção foi financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq).

Cartilha Buriti

A cartilha ‘Buriti: Coleta, Pós Colheita, Processamento e beneficiamento dos frutos de Buriti’ objetiva divulgar as potencialidades econômicas e nutritivas do buritizeiro (Mauritia flexuosa L. f) e servir de fonte para novos experimentos culinários com o fruto.

A obra possui texto com linguagem fácil, ilustrações coloridas, além de apresentar a ferramenta de coleta de cachos, a fenologia dos frutos, época de coleta dos cachos, amadurecimento dos frutos pós-colheita e os métodos para extração, processamento e beneficiamento da polpa.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir