Economia

Economia criativa do AM mostra força na 8ª Fiam

Soluções para geração de energia por meio de biomassa, fitoterápicos para combater células cancerígenas e criatividade para alavancar negócios. Essas são algumas demonstrações do segmento da economia criativa de Manaus, que estão expondo suas ideias e produtos durante a 8ª Feira Internacional da Amazônia (Fiam), no Centro de Convenções do Studio 5, Distrito Industrial 1, Zona Sul.

Pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) levaram à Fiam o equipamento chamado de biodigestor, por meio do qual é possível produzier gás metano para gerar energia elétrica, térmica e mecânica. Segundo o acadêmico de engenharia mecânica Wesley Marinho, o equipamento foi pensado para atender moradores do interior que não têm energia elétrica.

A produção do gás, de acordo com pesquisador Cláudio Soares Nascimento, é feita a partir da biomassa composta de esterco de animais do campo como boi, cavalo e porco e até mesmo restos vegetais. Ele disse que o projeto-piloto tem capacidade para acumular o equivalente a uma botija de gás de 25 quilos. “No primeiro momento ele serve para fogões para o uso na cozinha e motor gerador de energia”, explicou.

Para os pesquisadores a feira foi um espaço importante para pensar no melhoramento do produto e na inserção dele no mercado. Principalmente depois que perceberam o interesse de uma empresa de Curitiba, capital do Estado do Paraná, e outra do município de Rio Preto da Eva. “Ele foi mostrado pela primeira vez na Fiam. Agora é pensar em levá-lo para quem precisa”, disse Wesley.

No mesmo espaço voltado para economia criativa, a empresa Biozer da Amazônia apresentou para o público e futuros investidores uma série de produtos fitoterápicos e alimentícios terapêuticos. Em parceria com o Instituto de Pesquisa da Amazônia (Inpa), segundo o pesquisador Carlos Cleomir de Souza Pinheiro, a Biozer produziu gel cicatrizante, iogurte terapêutico e cápsulas fitoterápicas a partir de elementos como gengibre amargo e a cúrcuma.

“O gel apresentou excelente resultado na cicatrização de úlcera, durante o desenvolvimento pesquisa. O iogurte é um ótimo alimento funcional na prevenção contra úlcera. E as cápsulas agem muito forte contra células cancerígenas, sem afetar as células sadias, como fazem os elementos da quimioterapia”, afirma Pinheiro.

Segundo o diretor da empresa Carlos Daniel, a Biozer aguarda a certificação da Agência Nacional de Vigilância sanitária (Anvisa) para levar os produtos ao mercado. Ele disse que a Fiam abriu algumas portas.

 

Por Emerson Quaresma

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir