Dia a dia

Dia Mundial da Amamentação é comemorado com a Hora do Mamaço

DIA _ MANIFESTAÇÃO SEMANA DO ALEITAMENTO MATERNO 2015_ IONE MORENO (1)

Em comemoração ao dia Mundial de Amamentação, a secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou na tarde deste sábado (1º) a “Hora do Mamaço”. O evento foi realizado no Largo São Sebastião, Centro e reuniu um grupo de mães e seus bebês para um momento de aleitamento livre. 

Tendo como tema “Trabalhar e amamentar, só basta apoiar”, a “Hora do mamaço” tem o objetivo de motivar a sociedade a difundir a importância da amamentação e envolver as mães em todos os lugares, inclusive em ambiente de trabalho para a prática desse ato de amor.

A mobilização, que já é realizada em creches da cidade, está envolvendo também empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM). A ideia é reforçar as estratégias do Governo Federal “Amamenta e Alimenta Brasil”, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

As programações iniciadas com a “Hora do Mamaço” se estenderão até o final desta semana. A Semana de Aleitamento Materno que tem como tema “Amamentação e Trabalho – Vamos Fazer Funcionar!” foi escolhido pela World Alliance for Breastfeeding Action (WABA) – rede mundial de organizações e indivíduos que acreditam que a amamentação é um direito de todas as mulheres e crianças e  que se dedicam a proteger.

O evento contou a participação de dez mães que fazem os acompanhamentos de seus filhos nas unidades básicas da Sáude (UBS) como é o exemplo da publicitária Marta Arruda. Mãe de primeira viagem, ela ressaltou a importância da iniciativa “É gratificante você poder trocar experiências com outras mães e experimentar o gosto de ser mãe. Falar sobre nossos filhos é prazeroso, ainda mais se tratando de saúde” ressaltou Marta.

Agosto Dourado

Na ocasião foi lançada a campanha do ministério da Saúde denominada Agosto Dourado, que foi criada em alusão ao dia mundial da amamentação e que tem como estratégia principal oferecer maior visibilidade às ações de promoção ao aleitamento materno.

“O Agosto Dourado é marcado pela realização das ações da Semana Mundial de Aleitamento Materno, representando um momento de luta pelo incentivo à amamentação e a cor dourada é utilizada por simbolizar a amamentação como um padrão ouro na alimentação infantil. O aleitamento materno tem extrema importância para o crescimento, aprendizado e desenvolvimento de toda criança, melhorando a imunidade contra doenças, mas também trazendo benefícios para a saúde das mães que amamentam”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a Maternidade Moura Tapajóz receberam decoração alusiva à campanha, com laços e adereços dourados para chamar a atenção da população para o Aleitamento Materno.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir