Cultura

Dia do Folclore Brasileiro recebe programação especial

O evento acontece no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, e contará com várias atividades, entre oficinas, palestras e brincadeiras - ilustração: Gilmal

O evento acontece no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, e contará com várias atividades, entre oficinas, palestras e brincadeiras – ilustração: Gilmal

O folclore brasileiro, recheado de lendas fantásticas e personagens incríveis, comemora aniversário no próximo dia 22 de agosto. Pensando nisso, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, realiza, no dia 22, uma programação especial em comemoração ao Dia do Folclore Brasileiro, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, com entrada gratuita!

Segundo a diretora do CCPA, Nazarene Maia, é importante que, por meio do folclore, se perpetuem os saberes tradicionais, que representam, na sua essência, o povo de uma determinada região. “Isso é preciso, para que as próximas gerações também tenham a chance de conhecer e propagar esta sabedoria de modo a enriquecê-la e torna-la única no mundo”, afirma.

O secretário de Estado de Cultura, Robério Braga, afirma que a cultura de um povo tem uma maior presença nas suas lendas, mitos e criaturas fantásticas. “Um dos principais objetivos do CCPA é difundir a cultura e o modo de vida dos povos da Amazônia Legal, incluindo o folclore. E a nossa Amazônia tem um folclore riquíssimo, que será apresentado para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de conhecê-lo”, afirma.

Programação

As atividades, realizadas pelo Centro Cultural dos Povos da Amazônia e desenvolvidas em parceria com o Museu do Homem do Norte, acontecerão das 8h às 14h, no Hall do Centro Cultural e no Auditório Gabriel Gentil, envolvendo contação de lendas do nosso folclore, brincadeiras de roda, e as corridas do Saci e do Curupira.

Além disso, também haverá confecção de máscaras de personagens folclóricos, oficina de pintura e exposição de livros escritos pelos amazonenses Mário Ypiranga Monteiro e Arthur Reis. No Auditório Gabriel Gentil, haverá a palestra O Uso de Ervas Medicinais da Amazônia e a Conservação das Tradições Indígenas, com a aluna Beniza Castro, do curso de Ciências Biológicas da Universidade Nilton Lins.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail gerenciatecnica@cultura.am.gov.br, da Gerência Técnica do Centro Cultural dos Povos da Amazônia. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (92) 2123-5308 e 5311.

Para mais informações sobre outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse facebook.com/culturadoamazonas e o Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br).

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir