Cultura

Dia da Consciência Negra inspira eventos em Manaus

Em alusão ao Dia da Consciência Negra – celebrado nesta sexta- feira (20), diversas apresentações musicais, mostras da cultura afro, além de uma caminhada estão marcadas para acontecer durante todo o dia de hoje em vários pontos da capital amazonense. A “Caminhada Zumbi” dá início às atividades a partir das 15h, com saída da praça Heliodoro Balbi e chegada no Paço da Liberdade, Centro Histórico de Manaus.

Ao fim da caminhada, haverá apresentações de capoeira, dança e música. No embalo da programação no local, também acontece a abertura da Campanha dos Dezesseis Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, além de uma seresta em comemoração aos 19 anos de existência do Conselho Estadual do Idoso (CEI).

Ainda hoje, no largo São Sebastião, com início às 16h30, acontece a “V Mostra de Cultura Popular do Amazonas – Pela Diversidade!”. Dentre os convidados para participar e trocar experiências com o público estão o grupo Samba de Roda Vozes do Cativeiro, Capoeira Matumbé, Afoxé Malungo Dudu, Djuena Tikuna e Banda, Maracatú Eco da Sapopema, Boi de Quilombo -Vira Volta, MC Jander Manauara e DJ Carapanã.

Já a partir das 19h, acontece o encerramento do “Personalidades Negras – Festival de Cultura Negra”, celebrado com muito batuque o centenário do samba no Brasil. A comemoração acontece na Agremiação Primos da Ilha, situada na rua Gaudêncio Ramos, 317, bairro São Francisco, Zona Sul.

Interpretes e ritmistas da cena manauara, como Marden Gonçalves, Sidney Mingau, Miguel Faria, Junior Rodrigues, Wandinho Manaus, Assis Almeida, Bruno do Amizade, Auzier do Samba, Mestre Saúba, Wilsinho de Cima, se apresentarão no local. De acordo com a coordenadora de cultura e difusão do Instituto Ganga Zumba que promove o evento, Cristiane Floriza um show à parte também está programado.

“Além dos intérpretes sambistas, outros cantores da nossa região, também vão participar dessa homenagem. Uma apresentação à parte com James Rios, Márcia Siqueira e Mara Lima, com o show ‘Elas Cantam Samba’, está na programação, além de exposição e performances”, contou Floriza.

Por Cecília Siqueira

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir