Sem categoria

Dia da animação incentiva produção artística local

Curadoria do festival avalia apenas resolução das imagens para a seleção das obras, e o resultado é divulgado hoje - foto: reprodução / Daniel Santi

Curadoria do festival avalia apenas resolução das imagens para a seleção das obras, e o resultado é divulgado hoje – foto: reprodução / Daniel Santi

Amanhã será realizada a 12ª edição mundial do “Dia Internacional da Animação (DIA)”, que ocorre concomitantemente em Manaus, Irandu-ba e em mais 198 cidades de 40 países. O evento, com entrada gratui-ta, inicia às 17h30 no Ocean Manaus, que fica na Escola de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na avenida Darcy Var-gas.

Esta é a segunda vez consecutiva que a capital amazonense está inclu-ída nas programações do DIA. O evento busca difundir as produções de curtas-metragens de animação feitas tanto em Manaus, quanto em outros Estados do país, bem como as produções estrangeiras. “Serão exibidos todos os curtas enviados para o nosso e-mail. É a primeira vez que o DIA é feito com esse formato em Manaus, então queremos que todos tenham a oportunidade de divulgar o próprio trabalho. Nossa mostra local tem como maior objetivo incentivar as produções”, afirma a coordenadora do evento em Manaus, Yasmin Rodrigues, que compõe a Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA).

Hoje sai o resultado das animações locais que serão exibidas na mos-tra. Foram aceitos vídeos em formato mp4, com ficha técnica e que foram encaminhados para o e-mail diamanaus@gmail.com. “A curado-ria se limitará em avaliar somente a qualidade técnica (resolução) para exibição”, diz Yasmin.

A coordenadora explicou que apesar da falta de patrocínio, a capital amazonense tem produtores que se destacam na produção de curtas de animação. “Manaus possui grandes talentos nas áreas de animação e ilustração, alguns deles estarão inclusive na nossa mesa redonda. A grande dificuldade está justamente na falta de empresas que apoiem as produções locais tanto pagando o valor justo pelo trabalho, no caso de animação e ilustração para publicidade por exemplo, quanto em eventos que levantem essa bandeira, o que acontece é que muitos desses profissionais precisam sair de Manaus para serem reconheci-dos”, afirma.

Contudo, ela observa uma gradual melhoria principalmente nas novas oportunidades de qualificação da mão de obra. “O cenário tem melho-rado com a popularização da produção de jogos, o que se deu em vir-tude do investimento da UEA tanto na criação da pós-graduação, do curso de graduação e principalmente pelo Ocean Manaus. Não existe um bom game sem uma boa animação, e o mercado local carece mui-to de bons profissionais”, analisa.

Para participar do evento basta inscrever –se gratuitamente na página do facebook, (https://www.facebook.com/events/1910146365877844). “As vagas já estão acabando e isso nos deixa super animados, mostra que Manaus tem sim espaço para animação”, comemora Yasmin.

Por Ive Rylo

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir