Economia

‘Dia D de Inclusão Social’ oferece 1,5 mil vagas para pessoas com deficiência física no Amazonas

Segunda edição do Dia da Inclusão Social contará com 26 empresas com vagas de emprego disponíveis – foto: divulgação

Segunda edição do Dia da Inclusão Social contará com 26 empresas com vagas de emprego disponíveis – foto: divulgação

A segunda edição do ‘Dia D, Dia de Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência e dos Reabilitados do INSS’, promovido pela Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab) e a Superintendência Regional do Trabalho (SRT/AM), acontece nesta quinta-feira (25), no salão da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Estado do Amazonas, localizado na avenida André Araújo, Zona Centro-Sul. Na edição deste ano no Amazonas, serão 26 empresas participantes, disponibilizando 1,5 mil vagas de trabalho.

De acordo com os órgãos, o objetivo da ação é promover a inclusão das pessoas com deficiência e dos reabilitados do INSS no mercado de trabalho formal, em um dia voltado exclusivamente a este público, que representa em torno de 750 mil no Amazonas, segundo o Censo 2010 do IBGE.

“O evento tem a finalidade de estimular, orientar e assessorar as empresas a aderirem à inclusão social, promovendo a capacitação profissional das pessoas com deficiência e a troca de informação sobre as vagas disponíveis, provocando a igualdade entre as pessoas no acesso ao mercado de trabalho”, enfatiza o secretário da Setrab, Breno Ortiz.

Igualdade de oportunidades – A lei federal nº 8.213/91 (Lei de Cotas) obriga as empresas com mais de cem funcionários a incluírem pessoas com deficiência (PCD) ou reabilitado do INSS no seu quadro de efetivos, e o Ministério do Trabalho (MTE) atua para que essa contratação se dê da melhor forma possível, incentivando e cobrando das empresas sua responsabilidade legal e social, de modo a proporcionar às pessoas com deficiência e aos reabilitados do INSS o acesso a uma vaga no mercado de trabalho em igualdade de oportunidades.

Por Gerson Freitas

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2016 EM TEMPO Online. Todos Os Direitos Reservados.

Subir