Dia a dia

Dez incêndios ocorreram em Manaus, neste domingo

Grande parte dos incêndios foi registrada em áreas de terrenos baldios - foto: divulgação

Grande parte dos incêndios foi registrada em áreas de terrenos baldios – foto: divulgação

A forte onda de calor que atingiu Manaus nos últimos dias fez com que mais de dez incêndios fossem registrados ontem (13) pelo Corpo de Bombeiros. Os incêndios ocorreram em pontos dos bairros Glória, avenida das Torres, Cidade Nova, entre outros.

O maior registrado neste domingo ocorreu por volta das 17h, em uma área do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), no bairro Glória, na Zona Oeste.

Quatro homens do Corpo de Bombeiros estiveram no local para controlar as chamas. De acordo com a corporação, o incêndio foi, provavelmente, ocasionado pelos moradores da área.

“A população tem feito a capinagem dos terrenos e depois disso queima a vegetação, ao invés de colocar o material para o recolhimento para a prefeitura. Uma das dicas é isolar o local e não atear fogo”, explicou o
tenente Janderson Dias.

De acordo com o tenente, a tendência neste mês de setembro é que aumente a quantidade desse tipo de incêndios, já que desde agosto houve redução da quantidade de chuvas. Além disso, a baixa umidade e o aumento da radiação solar fazem com que a vegetação fique ressecada e ocasionando pequenas fagulhas.

Grande parte dos incêndios foi registrada em áreas de terrenos baldios, em que havia vegetação seca, e quase todos são provocados intencionalmente. Segundo o tenente Janderson Dias, a dica para que a população evite incêndios nesses dias é que não coloquem fogo em vegetação.

Outro risco atentado pelo agente é que até as crianças têm ateado fogo às margens das ruas, o que vem ocasionado queimadas em vários pontos da cidade.

Por Stênio Urbano

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir