Dia a dia

Manaustrans realiza ações de conscientização sobre uso da faixa de pedestres

 

De acordo com o diretor-presidente do órgão, Paulo Henrique, o Manaustrans vem realizando semanalmente trabalhos educacionais sobre a segurança no trânsito - foto: Gerson Freitas

De acordo com o diretor-presidente do órgão, Paulo Henrique, o Manaustrans vem realizando semanalmente trabalhos educacionais sobre a segurança no trânsito – foto: Gerson Freitas

Na semana dedicada aos pedestres, o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), realiza ações de conscientização sobre o uso da faixa de pedestre nas principais vias da capital. O projeto teve início na manhã de ontem (6), na avenida Djalma Batista em frente a um shopping, onde já foram registrados vários acidentes.

De acordo com o diretor-presidente do órgão, Paulo Henrique, o Manaustrans vem realizando semanalmente trabalhos educacionais sobre a segurança no trânsito. Segundo o titular da pasta, durante três dias, agentes do órgão e colaboradores estarão em avenidas para orientar o pedestre sobre a travessia da rua e também realizar um trabalho voltado para as desobstruções de calçadas.

“Começamos um trabalho de orientações sobre o uso da faixa de pedestre. Especialmente neste local, existe a faixa, o semáforo e mesmo assim já registramos vários acidentes, porque a população não observa essas ferramentas que ajudam na segurança. Queremos aproveitar essa semana que tem o dia do pedestre para fazermos a orientação sobre a travessia na rua e também fazer trabalho sobre as calçadas. O pedestre tem o direito de andar pelas calçadas e pelas faixas que foram feitas para eles, e o carro tem que respeitar isso”, disse.

Paulo Henrique destacou que além da avenida Djalma Batista, outras via que concentram altos índices de acidentes, como as avenidas Constantino Nery e Autaz Mirim, receberão as operações educacionais do Manaustrans sobre o uso da faixa de pedestre.

O diretor do Manaustrans explica também que outras ações de educação e orientação de trânsito já estão sendo realizadas. Paulo acrescenta que existe uma programação que envolve desde a qualificação de condutores, aonde a equipe do órgão municipal vai as empresas realizar palestras, reciclagem dos motoristas até programas voltados para motociclistas, que são levados para um centro de treinamento da Honda, para receberem instruções de como pilotar melhor.

“O Manaustrans vem realizando com intensidade esse tipo de ações de educação no trânsito. Toda semana nos temos um foco diferente, que vai desde a orientação à população até a qualificação de condutores. O nosso programa de educação é bem abrangente e a gente realiza esse trabalho praticamente todos os dias”, salientou.

 Por Gerson Freitas

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir