Dia a dia

Detentos da unidade prisional de Manacapuru são transferidos para Manaus

A desativação da cadeia foi determinada pela juíza Vanessa Leite, da Vara de Execuções Penais (VEP) de Manacapuru - foto: divulgação/Seap

A desativação da cadeia foi determinada pela juíza Vanessa Leite, da Vara de Execuções Penais (VEP) de Manacapuru – foto: divulgação/Seap

Os 75 presos da unidade prisional de Manacapuru (a 89 quilômetros de Manaus) foram transferidos, nesta quinta-feira (5), para presídios da capital. A mudança atende ordem da Justiça para desativação do presídio no município.

O transporte dos presos foi coordenado pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) com apoio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM).

A desativação da cadeia foi determinada pela juíza Vanessa Leite, da Vara de Execuções Penais (VEP) de Manacapuru. O processo começou em 2004 com uma ação da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) e o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM). A primeira transferência aconteceu em dezembro daquele ano, quando a unidade registrava uma população carcerária de 144 internos. Desses, 45 foram transferidos para a capital.

Neste ano já foram realizadas três transferências. O secretário Pedro Florencio, daSeap, disse a ação é por medida de segurança.“Fomos realizando as ações gradativamente, esvaziando a unidade do município em etapas, tanto para segurança da unidade em Manacapuru quanto para o sistema prisional aqui na capital”, declarou.

O coordenador do sistema penitenciário, major Lima Júnior, informou que entre os internos transferidos 72 são presos provisórios que serão encaminhados a Cadeia Pública, duas presas provisórias que estão sendo conduzidas ao Centro de Detenção Provisório Feminino (CDPF), localizado no km 8 da BR-174, e um preso condenado que será encaminhado ao Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), também localizado na BR-174.

Com informações da assessoria

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir