Sem categoria

Desfile cívico-militar irá movimentar Manaus

Escolas públicas irão desfilar neste sábado no sámbodromo- foto:arquivo EM TEMPO

Escolas públicas irão desfilar neste sábado no sámbodromo- foto:arquivo EM TEMPO

Dando continuidade às atividades em comemoração à Semana da Pátria e Semana do Amazonas, acontece neste sábado (5), às 7h30, na praça da Saudade, Centro, a solenidade de homenagem póstuma a João Baptista de Figueiredo Tenreiro Aranha, primeiro presidente da Província do Amazonas. Ainda pela manhã acontecerá um desfile naval, na Ponta Negra, Zona Oeste, sob a organização do Comando do 9º Distrito Naval.

Por volta das 17h, no Centro de Convenções, o sambódromo, acontecerá o desfile escolar, que deve reunir, aproximadamente, 7 mil estudantes de 40 escolas da rede pública de ensino, além de fanfarras e bandas marciais. O evento contará com a participação do governador do Amazonas, José Melo, e de representantes de diversas secretarias estaduais e municipais, bem como autoridadades das Forças Armadas, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal de Manaus, além de instituições religiosas e comunidade em geral.

Na segunda-feira (7), dia que marca a Independência do Brasil, a programação será iniciada às 8h15, com o desfile Cívico-Militar, na avenida Coronel Teixeira, entre o Tropical Hotel e a avenida do Turismo, na Ponta Negra, sob a coordenação das Forças Armadas. Essa é a segunda vez que o complexo turístico da Ponta Negra recebe o desfile militar do dia 7 de setembro.

Na sequência, às 17h, também na Ponta Negra, acontecerá a cerimônia de Abafamento do Fogo Simbólico, que marca o encerramento das atividades da Semana do Amazonas e da Pátria do ano de 2015.

De acordo com o Comando Militar da Amazônia (CMA), as atividades são promovidas para manter viva a cultura, a tradição e o respeito aos símbolos e acontecimentos pátrios que marcam a história do Brasil e do Amazonas, estimulando a cidadania e o amor à nação.

Trânsito

Em virtude das comemorações pela Semana da Pátria e do Amazonas, a Prefeitura de Manaus estará reforçando seus serviços. Entre eles o do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), que terá postos com a presença de agentes para monitorar o trânsito e o acesso de veículos, pedestres e moradores às áreas no entorno dos desfiles, que serão interditadas. A Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), montará um esquema operacional que contará com 20 fiscais para monitorar as linhas de ônibus em ambos os eventos.

No sábado, o Manaustrans atuará com um efetivo de 45 agentes de trânsito. Nesse dia, a avenida Belmiro Vianez e a alameda do Samba serão interditadas a partir das 14h. A Lóris Cordovil será dividida ao meio com gradis, no trecho entre a avenida Constantino Ney e a rua Vivaldo Lima. Duas faixas ficarão disponíveis para o acesso dos estudantes ao sambódromo e as outras duas faixas para o fluxo de veículos.

Por Michelle Freitas

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir