Economia

Desemprego atinge mais de 230 mil pessoas no Amazonas, segundo IBGE

O desemprego no Amazonas atingiu, no segundo semestre deste ano, a marca de 13,5%, o equivalente a 238 mil pessoas. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quarta-feira (17). Esse resultado foi o pior já alcançado pelo Estado na pesquisa e a sexta pior no país.

Nos três primeiros meses do ano, o Amazonas já havia registrado o pior resultado (12,7%) em número de desocupados, alcançando 221 mil pessoas. O maior número de demissões ocorreu na indústria, onde 21 mil pessoas foram desligadas em um ano. A construção civil também perdeu, aproximadamente, 10 mil empregos.

Já no segundo trimestre do ano passado, foram registradas 9,5% de demissões no Estado.  Na capital amazonense, a taxa de desocupação ficou em 17,4% o equivalente a 188 mil pessoas desempregadas.

Apesar das demissões na indústria, o supervisor de informações do IBGE no Amazonas, Adjalma Jaques, informou que as atividades no Polo Industrial de Manaus (PIM) mostrou 0,4% de recuperação, contratando cerca de mil trabalhadores.

Por equipe EM TEMPO Online

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir