Saúde e Bem Estar

Descansar após a academia é tão importante quanto treinar, explica preparador físico

foto: divulgação

foto: divulgação

Sabia que descansar é tão importante quanto treinar? O preparador físico Zeudo Lavor abordará de maneira simples a importância do descanso correto para pessoas que praticam exercícios físicos.

Muitos adoradores da musculação não sabem, mas o treino resistido é catabólico (a grosso modo, nós perdemos e não ganhamos). Em contrapartida a essa informação, muitos acham que quanto mais treinar maior será seu desenvolvimento muscular.

Nas ‘academias da vida’, sempre tem aquele indivíduo que quer fazer peito todos os dias para dar um ‘pump’, ou então aquela mulher que quer treinas pernas nos treinos A, B e C para ganhar mais volume ou deixa-las mais durinhas.

O fator que nos deixa com sensação de estarmos grande, inchados ou durinhos chama-se vasodilatação, ou seja, maior fluxo sanguíneo, pressão sanguínea mais elevada. Treinar todos os dias o mesmo grupo muscular e/ou não dar o descanso adequado não fará você evoluir, isso lhe trará grandes problemas! Existe um fator importantíssimo chamado de lei da supercompensação.

Você deve estar se perguntando “Mas como funciona o descanso dos treinos”?
Tudo vai depender da intensidade que você vai dar no seu treinamento. Usando uma determinada intensidade seu descanso deverá ser proporcional ao estímulo. No caso de treinamentos intensivos, o seu músculo estará apto para um novo estímulo de 48 a 72 horas após o término do treino. Isso na teoria e falando de maneira superficial, pois há casos que o músculo necessite de até sete dias de descanso do treino.

Funciona da seguinte forma: Você está em homeostase (todo o corpo em equilíbrio), dá o estímulo (treino) e a partir desse momento o músculo recupera para suportar um estímulo ainda maior (descanso do treino).

Ou seja, se você não se recuperar como estará apto para treinar novamente de forma eficaz?

1 Comment

1 Comment

  1. Pingback: 10 Truques para fazerem os músculos crescerem mais rápido depois do treino » Dicas da vida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir