Sem categoria

Deputados trocam tapas no Conselho de Ética

 

Tapas

Então o deputado Zé Geraldo (PT-PA) também se exaltou e afirmou que a “turma do Cunha” queria tumultuar novamente. foto: Agência Brasil.

Após a manobra da quarta-feira (9) do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que adiou mais uma vez o processo de sua cassação, o Conselho de Ética foi retomado na manhã desta quinta-feira (10) e já teve início com uma briga física entre deputados pró e anti-Cunha.

O deputado Wellington Roberto (PR-PB) começou a gritar contra uma tentativa do conselho de votar uma representação pelo afastamento de Cunha. “Isso é golpe”, declarou.

Então o deputado Zé Geraldo (PT-PA) também se exaltou e afirmou que a “turma do Cunha” queria tumultuar novamente.

Ambos se confrontaram e começaram a trocar empurrões. Outros deputados e seguranças foram separar a briga. Um outro parlamentar declarou ao conselho que “quase quebrou a perna” no meio da confusão.

A briga é uma demonstração do acirramento entre o grupo pró-Cunha, que tem recorrido a diversas manobras para adiar a votação da abertura do processo de cassação, e o grupo contrário ao presidente da Câmara.

Na quarta, Cunha conseguiu destituir o relator de seu processo de cassação, Fausto Pinato (PRB-SP), e por isso a cúpula do conselho agora articula uma iniciativa para apresentar um projeto que afaste o peemedebista da presidência da Câmara.

O presidente do conselho, José Carlos Araújo (PSD-BA), fez provocações a Cunha no início da sessão.

“Eu ainda sou presidente do conselho até vocês me afastarem. Já afastaram Pinato, agora querem me afastar. Estou aguardando o dia do meu afastamento, que aqui pode tudo”, declarou Araújo.

O conselho deve oficializar nesta quinta o novo relator do processo. Araújo escolheu para o cargo o deputado Marcos Rogério (PDT-RO). Como seu antecessor, Rogério deve votar pela admissibilidade do processo.

 

Por Folhapress

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir