Saúde e Bem Estar

Depressão, queda de pelos e falta de disposição são alguns dos sintomas da andropausa

Conhecida como andropausa, o hipogonadismo é a diminuição dos níveis circulantes dos hormônios masculinos, como a testosterona, responsável pelo quadro clínico do que se conhece por ‘menopausa do homem’.

Segundo o coordenador do Núcleo de Urologia do Hospital Samaritano de São Paulo, Alexandre Crippa, “esse problema pode causar uma série de sintomas com impacto negativo na qualidade de vida, principalmente a partir dos 50 anos. Por isso, é necessária consulta com o especialista”.

Perda da massa muscular, diminuição dos testículos, do apetite sexual, além de queda de pelos e falta de disposição estão entre os principais sintomas relatados pelos pacientes. “Sinais semelhantes à depressão podem estar presentes e devem ser corretamente avaliados”, completa Crippa.

Como orientação para manter a qualidade de vida, o urologista indica exercícios frequentes e adequados, além de evitar consumo excessivo de álcool e não fumar. Obesidade e doenças crônicas – como hipertensão e diabetes, “são fatores predisponentes à diminuição dos níveis hormonais relacionados ao envelhecimento”, completa.

Alexandre Crippa destaca que, em casos dos sintomas da andropausa aparecerem antes dos 50 anos, outras causas devem ser investigadas, como alterações genéticas e uso de remédios. “Muitas vezes é necessária a reposição hormonal para a melhoria dos sintomas e, consequentemente, da qualidade de vida do paciente”. Mas, o especialista alerta. “Uma avaliação criteriosa deve ser realizada antes do início do tratamento, pois o uso incorreto ou excessivo de hormônios derivados da testosterona pode causar efeitos prejudiciais e muitas vezes irreversíveis.”

Portanto, muita cautela com as fórmulas milagrosas existentes no mercado e usadas de forma indiscriminada. É fundamental a avaliação médica especializada para indicação do tratamento mais adequado.

1 Comment

1 Comment

  1. Ma

    28 de março de 2016 at 19:51

    Bom dia

    Gostei muito do seu comentário no seu conteúdo.

    Beijos!

    Brasil Turis da Jornal Netshoes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir