Cultura

Defesa do Led Zeppelin cita Tom Jobim em julgamento de plágio de ‘Stairway’

Para tentar provar que “Stairway To Heaven” é original, a defesa do Led Zeppelin contra uma uma acusação de plágio comparou o maior clássico da banda a “Insensatez”, de Tom Jobim, segundo a revista “Rolling Stone”, que acompanhou o julgamento na última sexta (17).A menção à canção brasileira, uma das mais famosas parcerias de Tom com Vinícius de Moraes, foi feita por Lawrence Ferrara. um musicólogo e professor da Universidade de Nova York, convidado por Robert Plant e Jimmy Page para argumentar que o riff de abertura de “Stairway” é uma progressão cromática comum e usada há centenas de anos por todos os tipos de músicos.

No processo, que começou a ser julgado no último dia 14, Plant e Page são acusados de copiar o início de “Taurus”, música de 1967 da banda Spirit. A ação foi apresentada por Michael Skidmore, testamenteiro de Randy Wolfe, também conhecido como Randy California, guitarrista e compositor do grupo, que morreu em 1997.

Em uma apresentação performática -ele tocou até piano no tribunal-, Ferrara alegou que a mesma progressão cromática que abre “Stairway” está em outras composições famosas. Foi então que executou trechos de “Insensatez”, além do jazz “My Funny Valentine”, de Richard Rodgers e Lorenz Hart, e de “To Catch a Shad”, do grupo americano Modern Folk Quartet.

ACIDENTE

Em depoimento nesta terça (21), Plant negou ter criado “Stairway To Heaven” sob qualquer lembrança consciente de “Taurus”.

Ele admitiu ter assistido a um show da Spirit em Birmingham em 1969, e afirmou que “Fresh Garbage” é a única canção da banda americana que o Led Zeppelin tocou (em shows de uma turnê de 1968).

O vocalista citou ainda um acidente de carro que sofreu ao sair do show da banda, alegando que sua falta de lembranças sobre a música pode ser parcialmente atribuída ao episódio.

Plant foi o último integrante da banda a dar seu depoimento. Como ele, o guitarrista Jimmy Page e o baixista e tecladista John Paul Jones negaram o plágio em “Stairway”.

No processo, especialistas avaliaram que a canção rendeu cerca de US$ 58 milhões ao Led Zeppelin.

Por Folhapress

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2016 EM TEMPO Online. Todos Os Direitos Reservados.

Subir