Dia a dia

Defesa Civil faz ação contra leptospirose, em Manaus

A doença é transmitida principalmente pela urina de ratos - foto: divulgação/ Defesa Civil

A doença é transmitida principalmente pela urina de ratos – foto: divulgação/ Defesa Civil

Uma ação para verificar a presença de roedores urbanos em alguns bairros de Manaus foi realizada na manhã desta segunda-feira (15), pela Defesa Civil, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde através do Centro de Zoonose.

A ação, que tem como objetivo de prevenir a população contra doenças como a leptospirose – doença causada pela bactéria Leptospira Interrogans -, teve início no Centro e irá se estender para os bairros Betânia, Raiz, presidente Vargas e São Jorge.
A doença é transmitida principalmente pela urina de ratos. A bactéria se reproduz na água e em solos úmidos, onde penetra na pele e nas mucosas dos seres humanos quando estes entram em contato com a água ou com a lama das enchentes.

Sintomas da doença são: febre, náuseas, diarreia, dores musculares e de cabeça (muito parecidos com os da dengue). A infecção se torna grave quando atinge os rins, o fígado e o baço, podendo ser fatal em alguns casos.

Para se prevenir contra a bactéria é preciso evitar contato com água e lama contaminadas e não consumir alimentos que tiveram contato com a enchente.

Com informações da assessoria

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir