Dia a dia

Defensoria Pública realiza atendimentos em shopping da Zona Leste

DEFENSORIA_DIVULGACAO

População será atendida por uma equipe multidisciplinar no shopping Cidade Leste – foto: divulgação

Pensão alimentícia, divórcio, reconhecimento da paternidade, guarda de crianças, regulamentação do direito de visitas, entre outros assuntos ligados ao Direito de Família foram os principais serviços procurados por moradores da Zona Leste, durante o primeiro dia do atendimento itinerante da Defensoria Pública do Estado (DPE-AM), realizado nesta quinta-feira (21), no shopping Cidade Leste, na avenida Grande Circular, bairro Tancredo Neves. O atendimento segue até esta sexta (22), das 8h às 17h, e, segundo a defensora pública Caroline Braz, a expectativa é que, ao menos, mil pessoas recebam o atendimento.

“A Defensoria Pública, há muito tempo, realiza esse tipo de serviço, mas ele ficou mais intenso depois do projeto ‘Defensoria nos Bairros’, que, agora, atende um público maior de pessoas. No mês passado, levamos o atendimento para os bairros da Zona Norte e chegamos a atender 1.500 pessoas”, informou a defensora pública, que também é coordenadora do projeto Defensoria nos Bairros.

Em 2015, dos 213.935 atendimentos realizados pela DPE-AM, 114.119, o equivalente a 53%, foram para demandas do Direito de Família, que estabelece e regula as normas de convivência familiar, que abrangem organização, estrutura e proteção da família. “Temos uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, assistentes sociais, assistentes jurídicos e defensores públicos que prestam orientações, assistência e trabalham no ajuizamento de ações em demandas como pensão alimentícia, divórcios, reconhecimento de união estável, retificação de certidões de casamento e nascimento, registro de nascimento tardio, investigação de paternidade, entre outros. Somente hoje (ontem) temos 200 audiências agendadas”, explicou.

Segundo Caroline, no próximo mês, a ação itinerante será levada para a Zona Oeste, porém a data e o local onde acontecerá o atendimento ainda estão sendo definidos. No próximo dia 28, os serviços serão levados ao município de Iranduba. O município de Itacoatiara também vai receber o atendimento itinerante de 1º a 4 de agosto.

“Essa é a segunda vez que Iranduba vai receber o atendimento, já em Itacoatiara é a primeira vez. Esses munícipios têm uma carência bem maior dos serviços, por questões de distância e dificuldade de locomoção. As demandas são, basicamente, as mesmas, mas o que chama a atenção é que muitas crianças nesses municípios não têm registro de nascimento”, destacou.

Certidão

A dona de casa Beatriz Gomes, 30, procurou os serviços da Defensoria Itinerante para retificar a certidão de nascimento da sua filha, pois só apresentava sobrenome do pai. “Vim em busca de uma orientação de como deveria proceder e já estou saindo daqui com uma ação em que o pai vai ser citado e vou ter a nova certidão da minha filha. Eu não fui atrás antes, porque não tinha conhecimento, mas agora que a Defensoria veio para o bairro ficou melhor, porque a gente recebe orientação de tudo”, comentou.

Por Michelle Freitas

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir