Cultura

De volta a Manaus, Mourão dividirá o palco do Teatro Amazonas com CDA

Marcelo-Mourao-Diego-Janata

Mourão mora há 19 anos em Nova Iorque, onde atua como primeiro bailarino do ABT – foto: Diego Janatã

Faltam poucos dias para a apresentação do bailarino amazonense Marcelo Mourão, no Teatro Amazonas. O espetáculo que leva o mesmo nome do artista será realizado nos dias 12, 13 e 14 de agosto. Marcelo é o primeiro bailarino da American Ballet Theatre (ABT), em Nova York, e traz para Manaus um repertório diverso e inédito.

“Entre as apresentações que vamos trazer estão os balés ‘Apollo’, ‘Toccare’, ‘Tristesse’, ‘Lago dos Cisnes – Ato 2’, ‘Romeu & Julieta – Ato 1’. Meus amigos do ABT vão abrilhantar aqui com esse repertório e irão mostrar o que há de melhor na dança, nos Estados Unidos”, diz o artista.

O bailarino mora em Nova York há 19 anos, onde atua como primeiro bailarino da ABT e viaja o mundo inteiro em apresentações de dança. Na capital, o espetáculo conta com nove bailarinos, incluindo Marcelo, que irão mostrar o melhor da dança, nos Estados Unidos.

“Na apresentação vamos ter também a participação de duas primeiras bailarinas; uma é coreana, outra americana, que estão vindo pela primeira vez em Manaus. Eu quis as melhores bailarinas para dançar comigo”, diz o artista.

O amazonense, que não se apresenta em Manaus há 5 anos, revela que estar no palco do Teatro do Amazonas é algo emocionante. “ É uma sensação que não se sente em nenhum lugar do mundo. Eu me sinto em casa, pisar no palco do Teatro Amazonas é realmente emocionante. É um nervosismo que me ajuda a dançar e eu me sinto supercalmo e com os pés no chão, firme e forte, não me sinto nervoso, eu tenho perspectiva do teatro inteiro”, comenta.

A apresentação do espetáculo será comandada pela Orquestra Filarmônica do Amazonas. O maestro Marcelo de Jesus adiantou que a orquestra já tem “know how” de apresentações com o balé, com o Corpo de Dança do Amazonas (CDA). Mas que, para o espetáculo, especialmente, estão preparando um novo olhar para dança.

“O Marcelo irá trazer um outro lado porque geralmente fazemos a dança contemporânea e ele está trazendo a dança clássica; nos sentimos muito honrados. A expetativa é grande, mas o trabalho também foi feito para que aconteça da melhor forma possível”, comenta o maestro.

Marcelo de Jesus adiantou também que o espetáculo será encerrado ao som de “Frevo”, de Cláudio Santoro. “São dois grandes artistas amazonenses, então eu achei que pelo Marcelo ser daqui, tinha tudo a ver”, explicou.

Os ingressos para o espetáculo “Marcelo Mourão Gomes no Teatro Amazonas” variam de R$ 25 a R$ 250 a meia, e podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Amazonas.

Masterclass

Marcelo Mourão Gomes ministrou na tarde da segunda-feira (8) uma masterclass, no Ideal Clube (Teatro Gebes Medeiros), para alunos de dança do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro e integrantes do Balé Experimental do Corpo de Dança do Amazonas.

No total, 40 alunos participaram da atividade. O coordenador do Núcleo de Dança do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, Baldoino Leite, disse que a oficina é importante para os alunos que sonham em seguir carreira profissional na dança.

“O sonho da maioria dos alunos é seguir no balé clássico. O Marcelo, como primeiro bailarino da ABT, é uma fonte de inspiração para eles”, declarou Leite.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir