Cultura

David Assayag será homenageado pela Aleam

A sessão solene de entrega da honraria deve ser convocada pela presidência da Aleam até a primeira quinzena do mês de setembro - foto: arquivo EM TEMPO

A sessão solene de entrega da honraria deve ser convocada pela presidência da Aleam até a primeira quinzena do mês de setembro – foto: arquivo EM TEMPO

O cantor e compositor David Assayag receberá, no próximo mês, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), a medalha Ruy Araújo – a mais alta comenda da Casa concedida a personalidades de destaque por seus méritos no meio político, jurídico, cultural e demais segmentos da sociedade amazonense.

Considerado uma das principais estrelas do Festival Folclórico de Parintins, o levantador de toadas do Boi Caprichoso foi surpreendido com a notícia de que seria homenageado em seu Estado. De acordo com ele, esse é um reconhecimento do trabalho que vem sendo feito há 25 anos em prol da cultura amazonense.

“Para mim é uma honra muito grande ser condecorado com a medalha de maior significado que o Amazonas tem.

Fiquei muito surpreso porque já estamos realizando esse trabalho há 25 anos e só agora conseguimos uma honraria desse tamanho. Já recebi a medalha de honra ao mérito do Ministério da Cultura, mas aqui no Amazonas ainda não tinha recebido nada”, afirma Assayag.

De acordo com o deputado estadual Sabá Reis, autor da propositura e conterrâneo do levantador de toadas – ambos são parintinenses –, a homenagem é justa e merecida, pois se trata de um ícone da cultura local. Para ele, a aprovação do projeto de resolução legislativa por parte de todos os deputados é um reconhecimento do povo baré – por meio de seus representantes – para com o artista.

“Quando o Caprichoso se sagrou campeão neste ano e Parintins viveu aquele dilúvio na hora da apresentação do boi, o David e a Marujada de Guerra emocionaram todos que lá estavam, fazendo com que até a galera do Garantido dançasse. Eu decidi que, se tivesse oportunidade, faria essa homenagem a ele”, explica o deputado.

Segundo Reis, a sessão solene de entrega da honraria deve ser convocada pela presidência da Aleam até a primeira quinzena do mês de setembro. Conforme ele, o objetivo é convidar diversas pessoas que admiram e fazem parte da cultura amazonense e parintinense para prestigiar a homenagem que Assayag receberá dos deputados.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir