Cultura

EM TEMPO traz destaques da agenda cultural neste fim de semana em Manaus

A agenda cultural do EM TEMPO traz o melhor de entretenimento e arte na capital amazonense neste fim de semana. A programação é para todas as idades. Os destaques vão desde o Festival de Cinema Europeu, show para criançada e ainda o arraial “Garagem de Disco Vinil”.

Sexta – feira  (02)

Festival de Cinema Europeu

O evento traz para Manaus o tema “Mulheres em Cena” e ocorre simultaneamente em 11 capitais brasileiras, prestigiando filmes europeus dirigidos por mulheres e/ou com abordagens de questões femininas e de igualdade de gênero. Em Manaus, que recebe o Festival pela terceira vez, serão exibidos 14 filmes de nacionalidades diferentes.

A maioria das exibições é de filmes dirigidos por mulheres, como o espanhol “De sua janela a minha” de Paula Ortiz, e o sueco “Belleville Baby” de Mia Engberg, que trazem o olhar feminino por trás das câmeras, perspectiva ainda pouco prestigiada no mundo do cinema. A mostra traz também filmes baseados em histórias de mulheres reais, como da artista dinamarquesa Marie Kroyer e da pensadora alemã Hannah Arendt, inspirando e exemplificando mulheres corajosas, influentes e capazes de superar o preconceito e a supremacia masculina.

O festival ocorre no Teatro Gebes Medeiros, na avenida Eduardo Ribeiro, e vai até o dia 11 de junho. Com dois horários: às 18h30 durante a semana e 17h nos fins de semana. A entrada é gratuita.

“Cantou uma, cantou todas”

Após o sucesso no Frida’s Bar, o show “Cantou uma, cantou todas” volta à cena gratuitamente, nesta sexta-feira (2), às 18h, no Bar do Alex, localizado na Avenida Getúlio Vargas, nº 281, Centro. Com irreverência e homenagem às mulheres, o cantor Luso e Lady Parker, personagem do ator Michel Guerrero, animarão a plateia durante três horas com músicas de carreira e sucessos da MPB.

A apresentação será marcada por dois momentos: o primeiro, com músicas do repertório dos artistas; e, o segundo que destacará músicas representando a força e o poder da mulher no cancioneiro brasileiro. A ideia é que tanto os artistas, quanto o público, possam cantar não só uma música de cada diva da MPB presente no show, mas todas as possíveis.

 50 anos do disco Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band – Divulgação

Beatles no Porão

Nesta semana foi comemorado os 50 anos do disco Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, considerado uma das maiores obras musicais dos Beatles. O Porão do Alemão, localizado na Estrada da Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus,  vai receber a banda Black Mersey, tocando os Reis do Iê-Iê-Iê. A banda Fireall vai abrir o evento. O show começa a partir das 23h. O local abre às 18h. Os ingressos estão com preços promocionais. Pista liberada para mulher até às 23h.

Sábado (03)

Quarto Azul

A estreia do espetáculo “Quarto Azul” é neste sábado, dia 3 de junho, às 20h, na sede do Ateliê 23. A montagem ficará em temporada no espaço todos os sábados de junho.

Toda a história de um casal tem, no mínimo, 3 versões: Uma para cada indivíduo do relacionamento e uma versão que ambos contam para os amigos. Assim os personagens Thiago e Luís contam, por meio dos atores André Angeli e Felipe Maya Jatobá, o começo de sua relação, com situações comuns a todos quando há envolvimento sentimental com outra pessoa.

O espetáculo juvenil “Quarto Azul” será apresentado todos os sábados do mês de junho, sempre às 20h, na sede do Ateliê 23, localizada na rua Tapajós, número 166, Centro. O ingresso custa R$ 10 (preço único).

A obra traz um secretário de escritório e um artista independente dialogando com a plateia sobre os clichês do começo de um namoro, como o primeiro encontro, o primeiro beijo, a primeira discussão, a primeira relação sexual, tudo apresentado de forma cômica e romântica. Se enganará quem pensa que será mais um romance. Os diálogos são repletos de problematizações sociais a cerca do indivíduo dentro de uma relação a dois.

O espetáculo tem direção musical e regência de Marcelo de Jesus – Divulgação

Ópera fantasia

Os gigantescos e formidáveis personagens da Ópera Bradesco “Onde vivem os monstros”, do 20° Festival Amazonas de Ópera (FAO), invadem o Teatro Amazonas neste sábado, 3 de junho, às 17h. As apresentações são resultados de parceria entre o festival amazonense e o Theatro São Pedro, de São Paulo.

“Onde vivem os monstros” narra a história de Max, um garoto de 5 anos de idade. Cheio de imaginação, mas muito levado. Ele é colocado de castigo em seu quarto após desobedecer à mãe e praticar uma grande travessura. Sozinho, o garoto se volta para o seu próprio universo e se transporta para um reino desconhecido. Encantado, Max parte para a terra dos “Monstros Selvagens”, onde ele é o rei das criaturas.

O espetáculo tem direção musical e regência de Marcelo de Jesus, diretor artístico adjunto do FAO, que conduz a orquestra Amazonas Filarmônica.

O elenco do espetáculo tem à frente a soprano Roseane Soares, no papel de Max, e a mezzo-soprano Andreia Souza, no papel de Mama. Os cinco monstros, Tzippy, Moishe, Aaron, Emile e Bernard, terão vozes líricas feitas, respectivamente, pela soprano Isabelle Sabrié, pelo tenor Juremir Vieira, pelo barítono Moisés Rodrigues, e pelos baixos, Murilo Neves e Emanuel Conde.

Domingo (04)

Shows infantis no Parque da Criança

Sábado e domingo com programação para criançada- foto: divulgação/ManausCult

Neste fim de semana, das 14h30 às 19h30, o Parque Cidade da Criança irá contar com diversas atividades de lazer, como o “Show da Luna”, pintura facial, tirolesa e o “Show Musical das princesas”. O parque fica localizado na rua Castro Alves, S/N, no bairro Aleixo, na Zona Centro-Sul de Manaus. A entrada é gratuita.

No domingo (4), a programação inicia às 14h com a “Exposição de Quadrinhos” na Biblioteca, seguida pela Pintura Facial, das 14h30 às 16h, na Praça de Alimentação.

A Tirolesa permanece no horário das 15h às 18h e o “Show Musical das Princesas” vai fazer a alegria da meninada das 17h às 18h, no Teatrinho. Em seguida, será realizada a “Sessão de Fotos com as Princesas” das 18h às 18h30. As “Brincadeiras Populares” vão acontecer das 18h30 às 19h30 no Hall de Entrada. Encerrando a programação deste fim de semana, a sessão do “Cineminha” acontecerá das 18h às 19h30 no Anfiteatro.

Arraial da Garagem do Disco

Essa será a 6ª edição da feira de discos de vinil e produtos criativos que é realizada trimestralmente na Rua 20, Casa 38, Conjunto Vila do Rei, no Bairro Parque 10. Para este evento, serão 15 vendedores de discos de vinil, CDs e DVDs entre sebos (O Alienígena, Edipoeira e Império Antiquário), lojas físicas e virtuais (Sonora Music, Toca do Vinil, Canto do Vinil, Vinil Cult) e vários colecionadores e membros do Clube do Vinil Manaus.

A feira vai continuar com o Espaço Geek e de Produtos Criativos, que dessa vez vai contar com o sebo virtual O Leiturão, vendendo livros e HQs. A loja Biboca, que vende quadros decorativos inspirados na cultura pop e totalmente produzidos por artistas autorais e originais, a FlorAmor (especializada em flores, plantas ornamentais, vasos e decoração), venda de filtros dos sonhos, colares e pulseiras artesanais, além da ART VINIL, com produtos de decoração e relógios feitos com discos de vinil e do jornalista Luiz Otávio, que vai colocar à venda diversos itens de sua coleção pessoal, entre HQs, livros, DVDs de filmes e boxes de séries de tv.

Bruna Chagas

EM TEMPO

Com informações da assessoria

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Subir