Sem categoria

Crise passa longe para o mercado de carro de luxo em Manaus

Difíceis de serem encontrados em Manaus em um passado não tão distante, hoje é comum encontrar carros de luxo nas ruas da cidade  - foto: Márcio Melo

Difíceis de serem encontrados em Manaus em um passado não tão distante, hoje é comum encontrar carros de luxo nas ruas da cidade
– foto: Márcio Melo

A crise tem passado longe do mercado de carros de luxo em Manaus. Consumidores com alto poder aquisitivo ignoram o momento instável do país e investem na compra de veículos, que até há pouco tempo era difícil de se encontrar em circulação pelas ruas da capital amazonense.

Algumas concessionárias locais afirmam que as vendas aumentaram quase 200% em janeiro deste ano na comparação com dezembro de 2015. De acordo com o diretor comercial da Marca Premium do Grupo Parvi, em Manaus, Ítalo Vasconcelos, 31, o principal motivo pela alta na procura pelas máquinas de luxo é a facilidade em encontrar peças de reposição para esses tipos de veículos.

“O cliente de marcas importadas, por exemplo, não tinha assistência técnica em Manaus. Então, o consumidor tinha medo de comprar. O cliente não se preocupa mais com peça de reposição, com revisão ou serviço, logo facilita com que ele possa optar por carros mais caros, porque ele vai ter toda a assistência necessária na concessionária”, explica.

Segundo ele, somente em janeiro de 2016, 14 Mercedes, 12 BMW, seis Audi e cinco Land Rover foram vendidos em Manaus, o que indica que a crise econômica não chegou ao bolso do consumidor de alto padrão. “Estamos falando de uma classe que não foi muito afetada com a crise e, mesmo sendo afetada, o cliente continua querendo trocar de carro. É uma satisfação pessoal dele trocar de carro”, revela.

Outros fatores considerados relevantes para o aumento das vendas do setor são a capacidade de financiamentos com juros zero, o plano de recompra e as melhores condições apresentadas por concessionárias.

O maior número de clientes que efetuam compras é, na maioria das vezes, segundo Vasconcelos, de profissionais liberais, médicos e empresários de sucesso.

Preferência

Os modelos sedans das alemãs BMW, Audi e Mercedes e carros das inglesas Jaguar e Land Rover estão entre os preferidos pelos consumidores manauenses, sendo as que apresentaram maior número de saída.

De acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), o número de emplacamentos de carros em geral sofreu queda de 40,4% em janeiro de 2016 em comparação com o mesmo mês do ano passado, porém a venda de automóveis de luxo não foi afetada pela crise atual no país.

Por Luiz Henrique Oliveira

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir