Esportes

Correios cortam em 10% patrocínio a handebol, tênis e esportes aquáticos

A estratégia é reduzir os gastos da empresa e tentar chegar ao fim do ano com o orçamento em dia. - Foto: Divulgação

A estratégia é reduzir os gastos da empresa e tentar chegar ao fim do ano com o orçamento em dia. – Foto: Divulgação

A menos de cinco meses para o início dos Jogos Olímpicos do Rio, três confederações lidam com um enxugamento no repasse de verbas de patrocínio dos Correios.

A estatal, que vive crise financeira, estipulou um corte de cerca de 10% no que era previsto para ser repassado em 2016 para a CBT (Confederação Brasileira de Tênis), a CBHb (Confederação Brasileira de Handebol) e a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos).

As três modalidades têm equipes e atletas com chances de pódio nos Jogos do Rio, que irão de 5 a 21 de agosto. Cada confederação definiu a melhor maneira de como se ajustar ao arrocho orçamentário.

A CBHb foi informada de que deveria cortar 10% dos R$ 7,5 milhões que eram programados para receber 2016, ou seja, R$ 750 mil tiveram de ser extirpados.

O presidente da entidade, Manoel Oliveira, porém, afirmou que poupou do facão a preparação das seleções brasileiras para a Olimpíada –a equipe feminina foi campeã mundial em 2013.

A confederação extinguiu ações de várias rubricas para se enquadrar, como ativação de marca. Isso envolve compra de camisetas e bate-bates para torcedores em jogos das seleções no país e adereços em eventos que envolvam as duas partes.

“Se levarmos em consideração que pagamos alto imposto e inflação, ter um corte no patrocínio causa dificuldade”, disse Oliveira à Folha de S.Paulo, citando que o contrato está em processo de renovação. O vínculo entre ambos vem desde 2012.

“Esse era o momento de ter acréscimo [de patrocínio], e não redução. Mas é melhor manter o patrocínio, claro”, complementou.

A reportagem apurou que o pedido de corte em relação à CBDA foi de idênticos 10%. O contrato entre ambos, que vigora desde 2014 e se encerra em outubro próximo, é de R$ 49,7 milhões. Porém, boa parte do montante se refere ao Plano Brasil Medalhas, por meio do qual a estatal repassa verba federal a atletas bolsistas.

A CBDA está estudando seu planejamento pré-estabelecido para ver onde seria possível cortar. A natação, carro-chefe da entidade, pode ser afetada com a não ida a eventos internacionais na rota para os Jogos Olímpicos.

“Os Correios e a CBDA estão revendo o planejamento de ações a serem realizadas este ano, considerando a priorização aos Jogos Olímpicos Rio 2016”, afirmou a estatal, por meio de nota enviada por sua assessoria de imprensa. Os Correios patrocinam a entidade desde 1991.

Já a CBT tem contrato vigente com os Correios até o início de setembro, da ordem de R$ 17 milhões (pelo biênio). O acordo está em processo de renovação.

A confederação confirmou que, a exemplo da CBHb e da CBDA, recebeu dos Correios informação do arrocho e vai fazer ajustes.

“Com relação ao corte de verba no contrato da CBT, a porcentagem ainda está sendo definida entre as partes a fim de não prejudicar o escopo dos trabalhos, mas já houve definição de que os valores serão de projetos que ainda não aconteceram e em hipótese alguma do alto rendimento da modalidade nem dos investimentos olímpicos”, afirmou a entidade, por meio de nota.

Outro Lado

Em meio à crise econômica no Brasil, os Correios atravessam período turbulento. Embora ainda não tenha fechado seu balanço de 2015, a estatal prevê um deficit entre R$ 1,5 bilhão e R$ 2 bilhões. A empresa confirmou o corte nos repasses às confederações.

“Os Correios estão adotando uma série de medidas de aumento de receitas e redução de despesas, visando sua sustentabilidade, a melhoria da gestão e o bom atendimento à população. Entre as ações, está a redução de 10% nos contratos de patrocínios realizados com a CBDA, CBHb e CBT. Entretanto, serão preservados os recursos destinados aos preparativos e ações para seleções e atletas de alto rendimento. Os cortes serão realizados em despesas administrativas, endomarketing, projetos sociais e ativações.”

Ela também é patrocinadora e parceira logística do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos do Rio-2016. O contrato com os organizadores, porém, deve ser cumprido na íntegra.

 

Por Folhapress

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2016 EM TEMPO Online. Todos Os Direitos Reservados.

Subir