Dia a dia

Corpo de Bombeiros anuncia expansão para o interior do AM

Atualmente, a corporação está presente na capital, com oito postos e em sete municípios do interior do Estado - foto: Nathalie Brasil/Secom

Atualmente, a corporação está presente na capital, com oito postos e em sete municípios do interior do Estado – foto: Nathalie Brasil/Secom

Estar presente em pelo menos 70% do Estado até 2025.  Esta é a meta do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), anunciada na noite desta segunda-feira (11), durante a cerimônia de celebração 140 anos da corporação, a segunda mais antiga do Brasil.

“Nós temos várias metas. Como a ampliação das unidades de proteção civis e de meio ambiente que queremos expandir para todo o interior. Para isso, temos um planejamento estratégico até 2025, onde, com a ajuda do governador, nós atingiríamos 70% do interior”, explicou o Coronel Fernando Sérgio Austregésilo Luz, comandante geral do CBMAM.

Ainda de acordo com comandante, o aumento de efetivo e equipamentos é essencial para os planos da corporação. “Essa expansão está sendo trabalhada gradativamente. Futuramente temos uma previsão de concursos públicos, para que consigamos aumentar nosso efetivo. E também através da criação do Fundo Especial de Bombeiros, estamos conseguindo fazer uma arrecadação para fazer investimentos de aparelhamento e reaparelhamento”, completou.

Atualmente, a corporação está presente na capital, com oito postos e em sete municípios do interior do Estado (Manacapuru, Parintins, Itacoatiara, Tefé, Tabatinga, Iranduba e Rio Preto da Eva) com um contingente de 712 bombeiros militares e com 81 viaturas e 10 embarcações.
“O Amazonas tem muito orgulho dos seus soldados do fogo e sabemos a dificuldade que eles vêm passando com o efetivo pequeno. Hoje, o órgão seria a prioridade número um, em termo de concursos públicos, uma vez que existem apenas em torno de 700 homens para um estado de dimensões continentais como o nosso”, afirmou o secretário estadual de Segurança Pública Sérgio Fontes.

Fontes disse que o projeto é viável e que o governo do Estado está disposto a realizar os investimentos necessários. “Essa programação de expansão já foi avaliada e é viável, claro que vai depender dos recursos, mas certamente o governador José Melo é sensível a isso. Ele não fez isso ainda, pois a lei de responsabilidade fiscal não permite, mas assim que for possível, não temos dúvida que os bombeiros terão seu concurso”, afirmou Fontes.

Aniversário

Com a presença de diversas personalidades civis e militares, a celebração teve direito a um grande desfile de oficiais e os veículos equipados da entidade.

“Hoje é um dia muito importante e eu tenho um enorme orgulho de estar à frente de uma corporação tão competente e disciplinada. Sendo uma das mais antigas do Brasil, temos a obrigação de desempenhar nosso trabalho com excelência, apesar das dificuldades que enfrentamos”, disse o Coronel Fernando Sérgio.

Na ocasião, também aconteceu a entrega das comendas ‘Medalha de 30 anos de Serviço’ para os bombeiros militares que contam com mais 30 anos de efetivo serviço na corporação; ‘Medalha Comandante Ventura’ para os bombeiros que se destacaram com mérito intelectual; ‘Medalha Leovegildo Coêlho’ para os bombeiros militares e servidores civis que se destacaram no empenho de bem servir à corporação; ‘Medalha Sálvio Belota’ para as personalidades que se destacaram em atos de coragem e bravura em ações de salvamento e a maior honraria concedida pelo CBMAM: a “Medalha Imperador Dom Pedro II”.

Com informações da assessoria

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir