Sem categoria

Copa EM TEMPO de Futsal foca na formação de atletas

Uma parceria entre a Federação Amazonense de Futsal (Fafs) e o Grupo Raman Neves de Comunicação vai investir no desenvolvimento do futsal amazonense. Na próxima semana será dado início aos jogos da primeira Copa EM TEMPO de Futsal nas categorias Sub-13 e Sub-15 masculino. A bola vai rolar na quadra da escola de samba Unidos do Alvorada, no bairro Alvorada. A competição terá início no próximo sábado (12), com seu encerramento programado para o dia 10 de outubro. A premiação inclui troféu e medalhas dos campeões e vices, além da foto da equipe estampa no caderno PÓDIO do EM TEMPO.

A Copa EM TEMPO terá participação de equipes filiadas e não filiadas a Fafs. As inscrições estão sendo realizadas na sede da entidade – localizada na rua 31, número 1254, Parque 10 de Novembro- e custam R$ 100 por equipe. O regulamento da competição diz que cada time pode levar à quadra o máximo de oito jogadores. As partidas serão disputadas em um tempo de 20 minutos. Neste primeiro evento, o torneio é apenas no naipe masculino.

A expectativa é que 64 equipes participem da competição. Um dos esportes mais praticados nas escolas do Estado, o futebol de salão revive as mobilizações para o aumento e participação de crianças na modalidade, seja para ocupação de tempo livre, como busca de uma vida saudável que tem para ambiente esportivo.

O presidente da Fafs, Tharcísio Anchieta, avalia com entusiasmo a competição. “Queremos trabalhar de braços dados com os clubes. Vamos fazer o futsal melhorar, se desenvolver como merece, dando apoio e suporte que os atletas precisam. As categorias de base precisam desenvolver um incentivo, uma característica de boleiro, sendo uma iniciativa privada. A perspectiva é de se chegar a algum lugar, um bom lugar”, disse.

A Copa EM TEMPO é uma competição extraoficial com objetivo de descobrir novos atletas e que a cada ano se torne formador de novos jogadores para a seleção amazonense sub-15.

Postulante ao título

Uma das equipes que já confirmaram presença na Copa EM TEMPO de futsal é o time do colégio Martha Falcão. Com muita tradição na modalidade no Estado, a escola quer usar a competição para amadurecer os garotos. O técnico do time, Renato Arantes, é categórico ao afirmar que o Martha Falcão entrará em quadra determinado a conquistar o título.

“A equipe da Martha (Falcão) é destaque em nível estadual. Nossos atletas não podem ficar de fora de uma competição como esta promovida pelo EM TEMPO. Será a primeira vez da realização de uma competição de destaque e com a expectativa de organização impecável. Estamos preparados para essa disputa, nossa meta é conquistar esse torneio”, destacou Renato.

O  atleta Joshua Lucas, 14, que irá representar a Martha Falcão no sub-15, confessa que a ansiedade já tomou conta dos jogadores. Para ele, disputar  uma competição como esta é a oportunidade de colocar em prática tudo o que eles já fazem nos treinamentos do dia a dia. “Tenho participado de várias competições, mas essa será a primeira vez no ano que vou disputar uma copa de qualidade. Eu espero uma competição bem profissional. Nós estamos nos motivando e melhorando cada vez mais”, disse.

Já o pequeno Pedro Henrique, de apenas 11 anos, não leva muito jeito com as palavras, diferentemente da bola nos pés. Tímido, o principal jogador do time sub-13 do Martha apenas afirmou que gosta de jogar futebol com os colegas. Perguntado se gosta de disputar torneios, ele confessou que fica nervoso, mas que quando o jogo começa, fica mais calmo.

“Gosto muito de futebol. Gosto de estar ao lado do meus colegas nos campeonatos”, afirmou o garoto.

Por Lindivan Vilaça

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir