Dia a dia

Contemplados em sorteio para vagas de mototaxistas comemoram a conquista

251 candidatos que somaram 60 pontos mediante os requisitos do processo estavam na disputa- fotos Josemar Antunes

251 candidatos que somaram 60 pontos mediante os requisitos do processo estavam na disputa- fotos Josemar Antunes

O terceiro sorteio para completar as 175 vagas em aberto para os profissionais de mototáxi foi realizado na manhã desta sexta-feira (5), no auditório Paulo César Quitanilha Filho, na Faculdade Nilton Lins, Zona Centro-Sul de Manaus. 251 candidatos que somaram 60 pontos mediante os requisitos do processo estavam na disputa. Os contemplados comemoraram a conquista.

Por volta das 9h30, Abraão Souza da Silva, 40, primeiro nome anunciado, celebrou a conquista. Atualmente desempregado, ele disse que ainda não possui o veículo, mas com essa oportunidade, uma nova batalha começa a partir de agora. “Estou há quase dois anos desempregado. Agradeço a Deus por essa vitória, agora é uma batalha diferente e vou providenciar minha moto e seguir os procedimentos”, disse.

O presidente da Central Única dos Mototaxistas, Paulo Falcão, também se disse muito feliz com o acontecimento. “A partir de agora, o órgão gestor vai poder fiscalizar e isso é muito importante para a categoria. Há quase um ano foi lançado esse edital e nada havia sido resolvido, mas agora vamos resolver, pois está tudo sendo feito às claras e dentro da lei”, ressaltou Falcão.

Por volta das 9h30, Abraão Souza , primeiro nome anunciado, celebrou a conquista

Por volta das 9h30, Abraão Souza , primeiro nome anunciado, celebrou a conquista

Para requerer uma vaga foi necessário que os candidatos preenchessem os requisitos estabelecidos pela Lei Federal 12.009 e também a municipal 1.763, que determinam que o mototaxista legalizado tenha idade mínima de 21 anos completos, habilitação para pilotar motocicletas há pelo menos dois anos, aprovado em curso especializado, nos termos da regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), não tenha condenação criminal. Além disso, outros requisitos foram adotados para os candidatos inscritos em Manaus. “Esta semana, cinco pessoas desistiram espontaneamente, ou porque abandonaram a profissão, que é de risco, ou porque já estão empregadas”, ressaltou o titular da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) Pedro Carvalho.

Pedro Carvalho disse ainda que, de imediato, os candidatos que possuem o veículo padronizado, o curso especializado em dias e não estão trabalhando em outro serviço têm prioridade na vaga. “Mesmo que o candidato tendo sido sorteado, caso ele não consiga atender as exigências no prazo de seis meses, ele é retirado e outro candidato pode ser atendido. Nós devemos ter outro sorteio para a turma que tem 60 pontos, podendo entrar quem atingiu até 55 dos pontos. O importante é que se atinjam as 3.303 mil vagas”, disse .

Na primeira licitação, publicada no dia 24 de abril de 2014, foram ofertadas 3.303 vagas, das quais só foram preenchidas 1.677 de um total de 1.890 inscritos.

mototaxista--Josemar-Antunes

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir