Economia

Consumo de energia elétrica fica estável em abril, informa EPE

O consumo de energia elétrica no país, em abril, teve alta de 0,3% em relação ao mesmo mês do ano passado, ao atingir 39.560 gigawatts-hora (GWh), segundo a Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica, divulgada nesta segunda-feira (1º) pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Segundo o relatório, o leve aumento indica estabilidade na dinâmica do consumo. A queda de consumo do setor industrial, de 3,8%, foi a principal causa do desaquecimento da demanda do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Já a demanda do setor comercial foi a que mais cresceu no quarto mês do ano, registrando alta de 4,6%, enquanto o consumo residencial aumentou 1,8%. A resenha salienta que não são visíveis eventuais efeitos do aumento de tarifas, embora as taxas de crescimento do consumo de baixa tensão já se mostrem menores. “Assim, o quadro econômico recessivo é o principal fator a inibir o aumento do consumo de energia”, informa o estudo.

No ano, o consumo total acumula queda de 0,4%, e em 12 meses, aumento de 0,4%. Houve aumento do consumo em todas as regiões, com exceção do Sudeste, que concentra 50,7% do consumo nacional e onde a demanda caiu 1%, em relação a abril de 2014.

 

Por ABr

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir