Saúde e Bem Estar

Consumir fibras é essencial para combater e prevenir problemas digestivos

As fibras exercem um papel substancial na alimentação diária – foto: divulgação

As fibras exercem um papel substancial na alimentação diária – foto: divulgação

Cada vez mais em evidência, as fibras alimentares estão entre os itens indispensáveis de uma alimentação balanceada. Essenciais para a regulação das funções digestivas e capazes até mesmo de controlar a absorção da glicose no organismo, essa substância é extremamente benéfica à saúde e fundamental na alimentação diária.

Justamente por isso, a indústria alimentícia tem explorado largamente o poder das fibras nos produtos, especialmente os da categoria ‘fit’. Porém, a oferta equilibrada dos diferentes tipos de fibras alimentares é primordial para garantir seus benefícios. Quando proveniente de uma alimentação de qualidade e na medida adequada, as fibras são grandes aliadas no fortalecimento do organismo e na promoção do bem estar.

Afinal, o que são fibras?

Apesar de não serem nutrientes, as fibras exercem um papel substancial na alimentação diária. Esses compostos vegetais são carboidratos que não podem ser digeridos pelo organismo e, devido à natureza do seu fluxo no aparelho gastrointestinal, são capazes de trabalhar como um agente de limpeza, melhorando o trânsito dos alimentos no processo digestivo.

Além disso, esses elementos estão ligados à melhoria da absorção da glicose, sensação de saciedade e controle dos níveis do colesterol. Presente em uma ampla variedade de alimentos, principalmente os de origem vegetal, as fibras alimentares possuem dois tipos e exercem funções distintas no organismo.

Fibras solúveis: ao entrar em contato com a água, essas fibras formam uma espécie de gel no estômago. Essa mistura é capaz de envolver as células de gordura e glicose, reduzindo sua absorção e facilitando sua eliminação juntamente com as fezes. Dessa forma, a ingestão de fibras solúveis auxilia no controle do colesterol e do nível de açúcar no sangue – fatores associados à prevenção de diversas doenças. Além disso, retardam o esvaziamento gástrico: devido sua viscosidade tornam o processo de digestão mais lento, prolongando a sensação de saciedade;

Fibras insolúveis: diferente das solúveis, esse tipo de fibra permanece inalterada mesmo em contato com a água, passando pelo sistema digestivo praticamente intacta. Mesmo assim, as fibras insolúveis exercem importantes funções no trato gastrointestinal: são capazes de aumentar o volume e umidade do bolo fecal, favorecendo seu trânsito e facilitando a evacuação. Também atuam na retenção e eliminação de toxinas e microrganismos que possam causar danos ao intestino. Justamente por isso, seu aporte adequado está associado à prevenção de doenças da região colorretal.

De acordo com a nutricionista Jéssica Freitas, da Nova Nutrii, “ambos os tipos podem ser encontrados principalmente nas cascas das frutas, legumes e verduras. As fibras insolúveis, por exemplo, estão em maior concentração na parte externa de cereais integrais e nos talos das hortaliças, enquanto as fibras solúveis também estão presentes nas partes estruturais de determinados alimentos. Além disso, algumas fibras solúveis exercem função prebiótica, ou seja, são capazes de inibir a proliferação de bactérias nocivas e estimular o aumento da bactérias amigas do trato intestinal, favorecendo sua microbiota”, explica.

 

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