País

Confederação repudia vídeo com ofensa racista a ginasta

A CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) afirmou em nota que vai investigar o vídeo no qual o ginasta Angelo Assumpção é vítima de piadas de cunho racista de outros companheiros da seleção adulta masculina.

“A Confederação Brasileira de Ginástica deixa claro que repudia qualquer forma de racismo. A entidade irá apurar melhor a situação para entender o ocorrido, já que a seleção de ginástica artística masculina está treinando em Portugal. Os atletas seguem em preparação para a próxima etapa da Copa do Mundo, que será realizada em Anadia, na próxima semana e para os Jogos Pan-Americanos”, informou a nota.

Um vídeo postado pelo ginasta Arthur Nory em sua conta no aplicativo Snapchat mostra as supostas ofensas. Angelo, único negro da seleção, que está em treinamento em Portugal, é provocado em brincadeiras que se referiam à cor de um aparelho celular e de um saco de lixo.

“Seu celular quebrou: a tela quando funciona é branca… quando ele estraga é de que cor?”, pergunta Nory.

“Preto”, dizem outros atletas que não podem ser identificados na imagem. E eles seguem: O saquinho do supermercado é branco… e o do lixo? É preto”.

No vídeo, ele demonstra constrangimento com as brincadeiras.

Após o desdobramento negativo do vídeo, Nory publicou um pedido público de desculpas em seu perfil no Instragram.

Ele também afirmou, por meio de sua conta no Twitter, que sua conta no Snapchat foi apagada.

Pedido de desculpa

Depois da repercussão negativa dos vídeos, Nory publicou nesta sexta-feira em seu perfil no Instagram um vídeo de desculpas.

“Fala, galera, gostaríamos aqui publicamente de pedir uma sincera desculpa ao nosso amigo Angelo Assumpção”, diz Nory.

“A brincadeira teve uma proporção muito grande e negativa”, continua Henrique Flores.

“Era um momento de brincadeira e vocês entenderam errado”, segue Fellipe Arakawa.

“Mas não tem problema, a gente é amigo”, finaliza Assumpção.

Na mesma postagem, Nory escreveu um texto assumindo o erro:

“Fala, galera, aqui é uma equipe, aqui está tudo bem. Exageramos e passamos dos limites. O dia a dia quem está presente sabe como é. Está repercutindo de uma forma negativa para ter matérias. Aqui todo mundo gosta de todo mundo e sabe o que passamos. Por favor, não entendam mal.”

A seleção brasileira está em Portugal se preparando para a etapa de Anadia da Copa do Mundo, entre 21 e 24 de maio, e para os Jogos Pan-Americanos de Toronto (CAN), em julho.

Por Folhapress

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir