Holofotes

Condenado a cinco anos, Pistorius deixará prisão após cumprir 10 meses

Condenado a cumprir cinco anos de prisão por homicídio culposo, em 2013, pelo assassinato da namorada Reeva Steenkamp, o ex-atleta Oscar Pistorius será liberado na próxima semana após cumprir dez meses da pena.

O Departamento de Serviços Correcionais da África do Sul disse à CNN que o conselho de liberdade condicional recomendou a liberação do ex-velocista paraolímpico para o dia 21 de agosto. Segundo Zach Modise, o comissário nacional do serviço prisional, Pistorius está saindo mais cedo porque está “se comportando bem.”

Apesar de sua libertação antecipada, ele pode voltar para a prisão caso os promotores comprovem que o assassinato foi premeditado. Se houver êxito na apelação, o ex-velocista, que tem as duas pernas amputadas, terá de enfrentar um prazo mínimo de 15 anos de prisão.

Em dezembro do ano passado, o juiz do caso decidiu que os promotores poderiam apelar a sua absolvição por acusações de assassinato premeditado.

Os promotores dizem, no entanto, que o juiz interpretou mal a lei em seu despedimento da acusação de assassinato premeditado, citando uma seção da lei sul-africana chamada ‘dolus eventualis’.

Pistorius foi condenado a servir pelo menos um sexto da pena – 10 meses – antes de ser libertado sob “supervisão correcional. ”

Os pais de Steenkamp escreveram uma carta ao conselho de liberdade condicional, solicitando que o assassino de sua filha sirva mais de 10 meses.

“Nós não procuramos vingar a morte dela, e nós não queremos que o Sr. Pistorius sofra. Isso não vai trazê-la de volta para nós. No entanto, uma pessoa considerada culpada de um crime deve ser responsabilizada por suas ações”, escreveram Barry e June Steenkamp.

“As estatísticas mostram que a nossa sociedade está sob ataque contínuo de criminosos e assassinos. Encarceramento de 10 meses por ter tirado a vida de outra pessoa, simplesmente, não é suficiente”, completaram.

Por Folhapress

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir