Dia a dia

Comunidade de Iranduba registra desmoronamento

terras

Moradores relataram ao EM TEMPO Online, que se assustaram com os constantes desmoronamentos que teriam aumentado neste ano – foto: divulgação

Parte dos moradores da comunidade do Catalão, no município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), foram surpreendidos por um desbarrancamento, ocorrido por volta das 8h, da manhã de ontem. Formada por mais de 100 famílias a comunidade do Catalão, sofre com os constantes desmoronamentos. Boa parte das casas de madeira foram erguidas nos barrancos, próximos ao rio.
“Os trabalhos de prevenção e contenção não param, desde o início do ano estamos trabalhando para prevenir esses desastres que são de causa natural, devido os fenômenos de terras caídas, oriundos das enchentes do rio que ocorre todos os anos nos rios da Amazônia” ressaltou o secretário de Defesa Civil do município, René Cruz.
Moradores relataram ao EM TEMPO Online, que se assustaram com os constantes desmoronamentos que teriam aumentado neste ano.
“Estamos com medo, vivemos na beira dos barrancos que são próximos do rio, estamos em terra, mas, as pessoas que moram nas palafitas no rio, ficam mais assustadas que nós, pois eles correm risco de serem soterrados com a quantidade de terra que desmorona todos os dias”, relatou um morador por telefone, que preferiu não se identificar.
A prefeitura analisa a retirada das famílias do local, para outro espaço no próprio município, de acordo com o prefeito Xinaik Silva de Medeiros (PTB). As ações conjuntas de contenção e prevenção estão ocorrendo, segundo ele. “Nossas equipes trabalham mais de 16 horas por dia, para manter a comunidade tranquila e calma” salientou o prefeito.
Por Mairkon Castro
Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir