Sem categoria

Companhia Escalafobéticos estreia temporada neste fim de semana

Busca por um cachorro é o mote para discutir questões como críticas ao sistema educacional e político – foto: divulgação

Busca por um cachorro é o mote para discutir questões como críticas ao sistema educacional e político – foto: divulgação

Com o início neste sábado da temporada da peça de teatro “Vocês viram meu cachorro?”, da Cia. de Atores Escalafobéticos, os integrantes do grupo embarcam numa empreitada que ainda representa um desafio na cena teatral da cidade: a cobrança de ingresso. As encenações serão realizadas no Teatro Gebes Medeiros (avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro), sempre aos sábados deste mês, a partir de 19h, com entradas a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

A estreia de “Vocês viram meu cachorro?”, baseada em texto do gaúcho Victor Martins Sant’Anna, foi durante a 9ª Mostra de Teatro do Amazonas, em maio de 2015. “É um trabalho muito sensível e queremos compartilhar isso com o nosso público, especialmente neste ano em que completamos 10 anos de atividades ininterruptas, uma data muito importante para nós, considerando principalmente a dificuldade de fazer arte em Manaus”, comenta o ator Wallace Abreu, integrante da Escalafobéticos.

O diretor destaca que, por meio dessa peça, é possível questionar o papel do artista na sociedade moderna. “Pensávamos em desenvolver um trabalho que viesse de encontro a essas inquietações, até que conhecemos a obra do Victor Martins Sant’Anna, que é natural de Porto Alegre, mas que mesmo nós estando em extremos territoriais, a sua obra nos aproximava, e seus pensamentos, expostos em seu texto, vinham ao encontro dos nossos”.

Questões

No palco atuam Branco Souza e Wallace Abreu, que também dividem a direção da montagem. A peça aborda questões como críticas ao sistema penitenciário, educacional, político e assistencialista. “Tudo girando em torno da busca por um cachorro desaparecido”, conta Wallace. “No texto, o autor faz comparações entre o homem e o cão e a lealdade deste segundo com o primeiro. Destaca ainda os maus tratos aos animais”.

Conhecida pelas produções cômicas, a Cia. Escalafobéticos busca inserir dramas em seu repertório desde “Amores urbanos”, de 2012, formada por três contos do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu (1948-1996). “Durante esta primeira década de atividades artísticas, um dos nossos principais focos de trabalho foi no campo da comédia, no qual passamos a ter um grande destaque na cidade e que nos possibilitou também a ida a outros Estados brasileiros. Porém, precisávamos nos desafiar e tentar arrancar esse rótulo de que éramos uma companhia que trabalhava apenas com humor”, explica Wallace. “Vocês viram meu cachorro?” é o segundo drama encenado pelo grupo.

Mesmo com a presença de textos dramáticos no repertório, a Escalafobéticos não deixará de encenar humor, afinal, Wallace Abreu lembra que a companhia já conquistou um público cativo para esse gênero. “E esse público nos cobra esse tipo de produção”.

A classificação etária de “Vocês viram meu cachorro?” é 16 anos e a temporada tem apoio da Secretaria de Estado da Cultura (SEC).

Por Luis Otávio Martins

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir