Dia a dia

Comitê Integrado de Segurança para os Jogos Olímpicos será instalado nesta sexta

Conforme anunciado pelo Comitê Organizador Olímpico Local, Manaus terá 5 eventos, nos dias 19 e 20 de junho (passagem da Tocha), e nos dias 04,07 e 09 de Agosto os Jogos que ocorrerão na Arena da Amazônia, na zona centro-oeste da cidade - foto: Mauro Neto/ Sejel

Manaus receberá  nos dias 04,07 e 09 de agosto os jogos  de futebol que ocorrerão na Arena da Amazônia – foto: Mauro Neto/ Sejel

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) realiza nesta sexta-feira (29), às 9h, a instalação do Comitê Estratégico de Segurança Integrada Regional Amazonas para os Jogos Olímpicos (Cesir-AM), que reunirá todos órgãos das esferas Federal, Estadual e Municipal, que terão participação do Plano de Segurança durante os eventos que serão realizados em Manaus, a partir de 19 de junho, quando a tocha Olímpica passará pela cidade.

Conforme anunciado pelo Comitê Organizador Olímpico Local, Manaus terá 5 eventos, nos dias 19 e 20 de junho (passagem da Tocha), e nos dias 04,07 e 09 de agosto os Jogos que ocorrerão na Arena da Amazônia, na zona centro-oeste da cidade.

O Comitê será presidido pelo secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes, e conta com a participação dos representantes dos Órgãos de Defesa Nacional, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar, Polícia Civil e Comandante do CMA, todos envolvidos nas três esferas (Inteligência, Defesa e Segurança).

A reunião será realizada no Centro Integrado de Comando e Controle, localizado na Avenida André Araújo, 1706, Aleixo, zona centro-sul. No local também estará ocorrendo o “3° Workshop de Entregas Jogos Olímpicos Rio 2016”, que terá a duração de dois dias, tendo iniciado nesta quinta-feira.

De acordo com Sérgio Fontes, a instalação do comitê é fundamental para nortear as ações integradas dos órgãos durante as Olimpíadas. “O Amazonas conseguiu adequar um modelo de integração que tem sido modelo para o restante do País, e será novamente aplicado nos eventos dos jogos olímpicos. Isso nos permite otimizar recursos e ainda melhorar o desempenho em nossas ações”, destacou o secretário.

Ele destaca que o comitê tem caráter deliberativo e suas decisões serão tomadas por consenso.

Workshop

Órgãos que compõe o Comitê Organizador Olímpico local participam nesta quinta e sexta-feira, do “3° Workshop de Entregas Jogos Olímpicos Rio 2016”, no Centro Integrado de Comando e Controle.

O objetivo do workshop é a entrega, exposição  e validação dos produtos desenvolvidos, a partir de visitas técnicas feitas na Arena da Amazônia e nos Centro de Treinamentos (COTs) realizadas pelo Colegiado integrante dos Grupos Temáticos Integrados de planejamento e gestão – GTIs, além de promover debates relevantes sobre as temáticas em pauta.

Entre os Envolvidos estão as Forças de Segurança Pública, defesa e inteligência federais, estaduais e municipais, estruturas de governo cujos serviços prestados impactam ou são impactados pela Segurança e que compõem o Colegiado de desenvolvimento do Processo de Planejamento Integrado JO RIO 2016 AM e autoridades dos setores públicos.

Com informações da assessoria

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir