Política

Comissão vai ajudar comunidade indígena em projeto de manejo de peixes

O deputado Vicente Lopes é presidente da presidente da Comissão de Assuntos Indígenas - foto: divulgação

O deputado Vicente Lopes é presidente da presidente da Comissão de Assuntos Indígenas – foto: divulgação

Na manhã desta terça-feira (22), o deputado Vicente Lopes (PMDB), presidente da Comissão de Assuntos Indígenas, da Assembleia Legislativa do Amazonas (CAI/Aleam), recebeu na sala da Comissão o índio Francisco Uruma, representante da Associação Tururukari-uka dos Índios Cambebas de Manacapuru (município a 86 km distante de Manaus), que veio solicitar apoio para a implantação de um projeto de manejo de peixes na comunidade.

O indígena disse que a comunidade possui cerca de 12 famílias, que totalizam  52 pessoas, as quais enfrentam dificuldades para se manter financeiramente e acabam migrando para Manaus em busca de trabalho. Para Uruma, o projeto de piscicultura vai gerar emprego e renda para essas pessoas, e consequentemente a permanência das mesmas na sua comunidade, além de que, posteriormente, pode ser expandida também para outras comunidades indígenas que existem no município.

O deputado Vicente Lopes disse que a solicitação visa atender uma necessidade coletiva, que além de gerar condições de uma vida digna, cria meios e possibilidades para que os indígenas possam permanecer em seu ambiente natural. Por esta razão, segundo o parlamentar, a Comissão tudo fará para ajudar a comunidade no contato com a Secretaria de Produção Rural (Sepror) e Secretaria de Povos Indígenas (Seind). “Da elaboração de projetos até o contato com as secretarias específicas para tratar disso, vamos ajudá-los, certamente”, afirmou Lopes.

Com informações da assessoria de comunicação

 

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir