Sem categoria

Comércio local ‘freia’ as contratações para o Natal

Apesar de o movimento aumentar no período do final de ano, lojistas da capital amazonense devem “puxar o freio de mão” e evitar fazer contratações, conforme informações da CDL Manaus - foto: arquivo EM TEMPO

Apesar de o movimento aumentar no período do final de ano, lojistas da capital amazonense devem “puxar o freio de mão” e evitar fazer contratações, conforme informações da CDL Manaus – foto: arquivo EM TEMPO

Atípico em relação aos anos anteriores, que neste período já se preparava para as contratações de final de ano, o comércio de Manaus até o momento está sem expectativas para a abertura de novos postos neste ano, segundo informações da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus). De acordo com a entidade, ainda é cedo para se falar em geração de emprego no setor, uma vez que o país atravessa por uma crise na economia.

Em meio a turbulência em diversos setores que vem sendo provocadas pela crise econômica que assombra o Brasil nos últimos meses, as contratações para o comércio da capital que já era uma ação certa a partir do sexto mês do ano, virou agora uma incerteza. Segundo o presidente da CDL Manaus, Ralph Assayag, o momento não é de planejamento para geração de novos empregos no comércio, mas sim de tentar segurar os que estão sendo ameaçados.

Assayag explicou que, assim como em outros setores, o comércio enfrenta dificuldades para se manter de pé e, principalmente, para congelar as demissões que vem registrando altos números desde o ano passado.

“Não podemos prevê se haverá contratações para o final do ano. Ainda é muito cedo para se falar em geração de empregos. O comércio vem passando por um momento de confusão na sua economia, o que desestabiliza as grandes empresas. O que podemos afirmar é que as entidades representantes desse setor ao invés de lutar para novas contratações, vem realizando planejamento para tentar segurar os empregos que estão sendo ameaçados por essa crise”, disse.

Shopping

Segundo o presidente da CDL Manaus, se houver alguma contratação no setor para os festejos de final de ano será para dar suporte ao quadro de funcionários de um shopping center, localizado na Zona Leste, que atualmente passa por reforma para ampliação do espaço.

“O que podemos adiantar é que poderá ter contratações em shoppings da cidade, principalmente em um que será reinaugurado em breve. Mas nada comparado aos anos anteriores”, finalizou Assayag.

Por Gerson Freitas

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir