Sem categoria

Comemorações pelos 346 anos de Manaus prometem agitar o fim de semana na capital

A programação para o aniversário de Manaus está repleta de atrações musicais – foto: divulgação

A programação para o aniversário de Manaus está repleta de atrações musicais – foto: divulgação

Realizado há 19 anos durante o aniversário da capital, o Boi Manaus faz parte do calendário de comemorações que este ano assume um novo formato. Antes o evento era realizado em três dias no centro de convenções; este ano, o evento passa a ser realizado em dois dias, com a apresentação de dez artistas em cada noite.

Nesta sexta-feira (23), no circuito da avenida Itaúba, Zona Leste, se apresentam os levantadores Leonardo Castelo (18h), Renato Freitas (19h), Márcia Siqueira (20h), Prince do Boi (21h), P. A. Chaves (22h), Klinger Araújo (23h), Tony Medeiros (0h), Edilson Santana (1h), Carlos Batata (2h) e Junior Paulain (3h).

No sábado (24), na praia da Ponta Negra, Zona Oeste da Capital, é a vez dos artistas Carrapicho (19h), Canto da Mata (20h), Carlinhos do Boi (21h), Arlindo Jr. e Marujada de Guerra (22h), Israel Paulain e Batucada (23h), David Assayag (0h), Sebastião Jr. (1h) e encerrando o Boi Manaus 2015, às 2h, os bois de Manaus Corre Campo, Brilhante e Garanhão.

Composto por 30 levantadores de toadas dos bois Garantido e Caprichoso, que prometem levar milhares de pessoas à brincadeira do dois para lá, dois para cá, o destaque desta sexta é o ‘Furacão Tribal’ Klinger Araújo, que se apresenta às 23h no circuito da avenida Itaúba.
Com 24 anos de carreira, o artista tem sete CDs lançados. Considerado um dos fundadores do boi-bumbá na capital, promete agitar os brincantes com seus maiores sucessos ‘Bumba, bumbum, bumbá’, ‘Repeneirando’, ‘Passo do Tchan’ e ‘Remexe’, além de toadas antológicas dos bois azul e vermelho.

O circuito da Itaúba traz, à meia-noite, uma pausa para o show pirotécnico e o ‘parabéns à cidade de Manaus’, momento em que o amo do boi do Garantido, Tony Medeiros, estará em cima do trio. A programação segue até as 3h50, quando o cantor Junior Paulain encerra a primeira noite do Boi Manaus.

Mais opções
As comemorações pelo aniversário de Manaus contam ainda com outras opções. Das 9h às 11h e das 14h às 16h, no Centro Cultural Usina Chaminé, na avenida Lourenço Braga, Centro, Zona Sul, terão atividades lúdicas, pintura, leitura, brincadeiras e exibição de filmes infantis.

Há uma programação especial das 14h às 17h, voltada para os alunos da rede pública estadual de ensino, o ‘Caminhando por Manaus’, que consiste na visita monitorada pelos principais pontos artísticos e históricos de Manaus: Palacete Provincial, Praça Heliodoro Balbi, Biblioteca Pública do Amazonas, Galeria do Largo, Largo São Sebastião, Palácio da Justiça, Museu Casa Eduardo Ribeiro e Teatro Amazonas.

Já às 19h é a vez de apresentações no Teatro da Instalação (rua Frei José dos Inocentes, s/n, Centro), onde acontece o show ‘Villa-Lobos e as cantigas de roda’. Ao todo, 45 crianças do Coral Infantil da Secretaria de Estado da Cultura (SEC) e dois alunos do núcleo de artes do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro vão interpretar 30 músicas de Heitor Villa-Lobos, dentre elas ‘Terezinha de Jesus’, ‘Se essa rua fosse minha’ e ‘Escravos de Jó’. Elas serão regidas pelo maestro Hugo Pinheiro.

Para quem gosta de peça teatral, às 20h está programada a apresentação do espetáculo ‘Azul Resplendor’, com a atriz Eva Wilma, no Teatro Amazonas. Os ingressos custam R$ 20, sendo R$ 10 a meia-entrada para todos os setores, e podem ser adquiridos na bilheteria do teatro.

A peça ‘Azul Resplendor’ é do autor peruano Eduardo Adrianzén, marca a comemoração de 60 anos da carreira de Eva Wilma e narra a história de Blanca Estela, que retorna aos palcos depois de abandonar a aposentadoria. O espetáculo conta com a participação de Renato Borghi, Guilherme Weber, Luciana Borghi, Débora Veneziani e Carlo Porto.

Por Mairkon Castro

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir