Dia a dia

Começa revitalização do Parque Municipal Lagoa Senador Arthur Virgílio Filho

Esta é a primeira grande revitalização feita no local desde a sua inauguração, em 2008 - foto: divulgação

Esta é a primeira grande revitalização feita no local desde a sua inauguração, em 2008 – foto: divulgação

Referência para os moradores do Japiim, Zona Sul de Manaus, o Parque Municipal Lagoa Senador Arthur Virgílio Filho, antigo Parque Lagoa do Japiim, será revitalizado. Nesta terça-feira (18), o prefeito Arthur Virgílio Neto deu início às obras da primeira etapa dos serviços. A ação será realizada com recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (FMDMA) e está orçada em R$ 1,3 milhão.

De acordo com o prefeito, a ideia é fazer com que o espaço volte a ser referência para o turismo e lazer. “A exemplo do que fizemos com os parques do Mindu e Ponte dos Bilhares, depois da revitalização, também teremos aqui uma série de atividades voltadas para a melhor qualidade de vida”, afirmou. “Queremos tornar esse espaço mais uma opção para o turista que, além de conhecer o Centro Histórico de Manaus ou o Complexo Turístico da Ponta Negra, poderá vir ao Parque Lagoa Arthur Virgílio Filho e andar de canoa em um belo lago que será despoluído”, completou.

Inicialmente, as obras de revitalização compreenderão intervenções nas estruturas físicas da área de convivência, que inclui o anfiteatro e banheiros públicos, prédio da administração, área de quiosques, instalação de playground e academia ao ar livre, pintura dos muros, revitalização de meio-fio e calçadas, dentro e fora do parque.

Esta é a primeira grande revitalização feita no local desde a sua inauguração, em 2008. A primeira etapa possui cerca de 30 mil metros quadrados, já somada à área ocupada pela lâmina d’água. Na época, a obra foi entregue apenas com a primeira etapa construída e sem a conclusão do sistema de tratamento de efluentes, canalizados na lagoa.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Itamar de Oliveira Mar, a intenção agora é concluir o sistema de tratamento de esgoto, atendendo à solicitação dos moradores do bairro.

“Nesse começo, faremos uma limpeza inicial da lagoa por meio de uma medida compensatória com uma empresa privada. Em aproximadamente 60 dias também vamos celebrar um Termo de Ajustamento de Conduta Ambiental (Taca) com a concessionária de abastecimento da capital, Manaus Ambiental, que criará o sistema de tratamento de esgoto, dando fim aos agentes poluentes. Somente depois disso é que faremos a despoluição completa da lagoa”, explicou Itamar.

Homenagem

O antigo Parque Lagoa do Japiim teve seu nome alterado para Parque Municipal Lagoa Senador Arthur Virgílio Filho com a Lei 295/2014, de autoria da vereadora Vilma Queiroz (Pros), sancionada pelo prefeito Arthur Neto. A mudança de nome é uma homenagem a um dos políticos amazonenses mais respeitados e atuantes do Estado: o senador Arthur Virgílio Filho.

Bacharel em Direito, Virgílio Filho lutou pela criação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Em 1945, ingressou na vida pública, sendo eleito deputado estadual, em 1947, e reeleito em 1950. Oito anos depois, foi eleito deputado federal. Em 1962, foi eleito para o Senado. Em 1987, morreu de câncer, no Rio de Janeiro, no dia 31 de março, mesma data que o bairro Japiim comemora aniversário.

Com informações da assessoria de comunicação

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir