Sem categoria

Comandante geral assume PM em meio a mudanças na segurança do Estado

comando

Comandante Gouvea passa cargo para o novo comandante Marcus James – foto: divulgação

O novo Comandante Geral da Polícia Militar do Amazonas, coronel Marcus James Frota Lobato, tomou posse na noite desta quinta-feira (8) em cerimônia no Comando Geral da Polícia Militar, localizado no bairro Petrópolis, Zona Sul de Manaus, afirmando que um dos seus maiores desafios será o combate ao crime na origem e promete mudanças na Polícia Militar. Marcus James substitui Gilberto Gouvêa, exonerado do cargo no dia 1º de outubro.

Em seu pronunciamento, o novo comandante geral agradeceu ao governador do Estado e os mais de 9 mil policias militares do Amazonas. “Caminharemos em busca da paz para a nossa sociedade. Temos desafios, mas não são amedrontadores. Acredito na capacidade dos nossos policiais de não dormirem e quando se sentirem perturbados, pela insegurança. Pedimos a comunidade amazonense que colaborem com o nosso trabalho”, afiançou.

O comandante geral falou ainda do desafio de combater o tráfico de drogas nas fronteiras com, segundo ele, os dois maiores produtores e plantadores de drogas do continente. “Quando o governador percebeu o problema e que atinge as quatro paredes da nossa casa, resolveu combater, na raiz, na fonte, no cerne”, afirmou.

Quem pensa que vamos assumir e não vamos mudar está enganado, vamos mudar, e mudar muito. Vamos para à rua com toda a força. Vamos baixar os índices de insegurança, crimes contra a vida e roubos.

O secretário de segurança do estado, Sérgio Fontes, também comentou o combate ao tráfico de drogas e aos crimes na origem. Nesta semana  policiais sob o comando da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas desmantelou uma grande plantação de maconha no quilômetro 54, no município de Careiro Castanho.

“Uma plantação dessa equivalem a 2 toneladas de drogas para o consumo. É óbvio que isso é prioridade nossa combater esse tipo de crime. “Não queremos ser um país produtor de drogas. Já nos é suficiente tentar combater a passagem de drogas e o consumo em nosso Estado. Não precisamos de mais um problema de ser referência de sermos produtores”, garantiu o secretário.

Outras mudanças

Outras mudanças também já foram tomadas pelo governador do Estado que nomeou o delegado-geral adjunto Raimundo Nonato Acioly para assumir o cargo de Delegacia Geral da Polícia Civil, em substituição a Orlando Amaral, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que derrubou MP que colocou delegados não concursados para assumir carreiras de delegados no Estado.

Outras mudanças na Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap), foi a saída do delegado Louismar Bonates que solicitou sua saída da pasta, e assumida por Pedro Florêncio Filho as, antigo chefe do Núcleo de Operações da Delegacia de Polícia Marítima, Aérea e de Fronteira

Sem rumo

O coronel exonerado Gilberto Gouvea teve seu desligamento em menos de 10 meses após ter sido empossado pelo governador José Melo e te ter prometido mudanças e transformações no comando da polícia militar do Estado. Ainda não se sabe qual o destino do ex-comandante, já que o mesmo não pode mais assumir cargos de chefia dentro da PM após ter atingido o seu grau maior dentro do comando militar.

Por Stenio Urbano

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir