Dia a dia

Comandante da Polícia Militar desmente boatos sobre fim do programa Ronda nos Bairros

Por meio de nota, o chefe da PM esclareceu que o programa Ronda nos Bairros, lançado em 2010, “continua em atuação - foto: divulgação

Por meio de nota, o chefe da PM esclareceu que o programa Ronda nos Bairros, lançado em 2010, “continua em atuação – foto: divulgação

Após matérias veiculadas em jornais da capital informando que o programa Ronda nos Bairros  tinha acabado, o Comandante Geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), coronel Augusto Sérgio Farias Pereira, negou a informação nesta quinta-feira (30).  

Por meio de nota, o chefe da PM esclareceu que o programa Ronda nos Bairros, lançado em 2010, “continua em atuação fundamentado na polícia comunitária de forma interativa com a população”.

Segundo o comunicado, o Ronda no bairro foi implantado oficialmente através do Decreto Estadual Nº 31.754, lançado no Diário Oficial do Estado do Amazonas (Nº 32.191, Ano CXVII) em 10 de outubro de 2011, que também instituiu o aumento de Distritos Integrados de Polícia (DIPs) e estabeleceu a integração das ações entre a Polícia Militar e Polícia Civil.

A nota informou ainda que no entanto, o programa, que consiste na divisão em 30 Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms), passou por mudanças na escala de serviço dos policiais, o que tem demandado mais servidores.

O comandante acrescentou que para atender a demanda do policiamento por conta da mudança na escala, cerca de mil policiais lotados nos setores administrativos, atuam no policiamento ostensivo nos finais de semana.

Ele ressaltou que por dia, além dos 600 policiais empregados nas Cicoms, vinculados ao Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) a Polícia Militar também conta com o reforço de policiais das outras unidades do órgão, como Força Tática, Rocam, Batalhão de Trânsito, Batalhão Ambiental e outros, que atuam integrados nas ações de combate a criminalidade na capital.

A nota encerrou informando que ao todo, são 1,4 mil policiais militares por dia atuando no policiamento ostensivo e preventivo, a presença fixa em grandes áreas de concentração como o comércio.

Redução de Homicídios

A atuação da Polícia Militar tem sido fundamental para a redução dos crimes contra a vida em Manaus, dentre eles os homicídios, que estão em queda desde janeiro desde ano. A redução seguida é considerada histórica e é resultado das ações integradas, coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).  Desde janeiro até junho, os homicídios reduziram cerca de 15%, em relação ao mesmo período de 2015.

Por equipe EM TEMPO Online

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir