Cultura

Com peças gratuitas, 10ª Mostra de Teatro do Amazonas começa no próximo sábado

A peça “João Pé-de-Chinelo”, do Grupo Manjericão, será a primeira a ser encenada - foto: Ingrid Anne/divulgação

A peça “João Pé-de-Chinelo”, do Grupo Manjericão, será a primeira a ser encenada – foto: Ingrid Anne/divulgação

A peça “João Pé-de-Chinelo”, do Grupo Manjericão, será a primeira a ser encenada na programação da 10ª Mostra de Teatro do Amazonas, que começa no próximo sábado (30). A encenação está marcada para as 17h, no largo São Sebastião, Centro. Mais tarde, às 20h, acontece a abertura oficial do evento, no Les Artistes Café-Teatro (avenida Sete de Setembro, 377, Centro), com a apresentação de “A dama da noite”.

O acesso a todas as atividades do evento é gratuito. A mostra é realizada pela Federação de Teatro do Amazonas (Fetam), com patrocínio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Sec).

O Grupo Manjericão é natural do Rio Grande do Sul e a montagem “João Pé-de-Chinelo” é baseada em fatos reais. O monólogo apresenta a vida de um catador de lixo que precisa sustentar mulher e filhos. Também um monólogo, “A dama da noite” traz Arnaldo Barreto interpretando um texto do escritor Caio Fernando Abreu sobre uma jovem inexperiente e confusa inspirada na geração da década de 1980. A direção é de Paulo Altallegre.

A programação de domingo (1º/5) da mostra vai ocupar o calçadão da praia da Ponta Negra, às 17h, para mais uma apresentação de “João Pé-de-Chinelo”. No mesmo horário, a produção de humor “Miss Pé Rexé”, da Cia. de Atores Escalafobéticos, será a atração no largo São Sebastião. E, às 19h, o Les Artistes Café-Teatro recebe a peça “Princesa Cafuxa no reino da Palhaçaria”, de Ariane Feitoza.

Na segunda-feira (2/5), às 10h, o Café-Teatro será o palco para “Contra Regra”, da Cartola Produções, e às 19h, a atração serão performances do curso de Teatro da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). No mesmo dia, às 17h, tem stand up comedy no largo com a atriz Rosa Malagueta.

O espetáculo infantil “O pequeno príncipe” e o drama “Imagine um rosto, agora conte uma história”, do Ateliê 23 – Casa de Criação, serão encenados na terça (3/5), às 10h e 19h, respectivamente, no Café-Teatro.

Humorístico

Na quarta (4/5), o ator Michel Guerrero encarna a perua Lady Parker no humorístico “Aqui e agora”, no largo, às 17h. E as atrações no Café-Teatro serão as montagens “Ouvindo estrelas”, da Cia. Amattores, às 10h, e “Tabacaria”, de Geraldo Langbeck, às 19h.

A partir das 10h de quinta (5/5), o público poderá conferir “Um fantasma para sua majestade”, do Grupo T-Art.Com e, às 19h, “Mò(o)nóhsê”, do curso de Teatro da UEA, ambas no Café Teatro. No anfiteatro do Parque dos Bilhares (avenida Djalma Batista, Chapada), mais uma chance para assistir “João Pé-de-Chinelo”, às 16h, que estará no dia seguinte (6/5) no Parque Rio Negro (bairro São Raimundo), às 17h.

Ainda na sexta-feira, o Café-Teatro apresenta “A excêntrica família de clowns”, da Cia. Língua de Trapo, às 10h, e “Recortes de mitos tikunas”, da Cia. A Rã Qi Ri.

No último dia da 10ª Mostra de Teatro do Amazonas, sábado (7/5), a Cia. A Rã Qi Ri volta para encenar “Retratos de Qorpo Santo”, às 18h, no Teatro Luiz Cabral (Shopping Grande Circular, zona Leste). No Café-Teatro, as atração serão “O menino por detrás das nuvens”, do grupo Arte & Fato, às 10h, e “Persona – Face dois”, do Ateliê 23, às 20h. Esse último dia do evento também reserva o lançamento do livro “Amazonas dramaturgia”, uma coletânea de textos de artistas teatrais.

Oficinas

A programação da Mostra de Teatro Amazonas inclui ainda duas oficinas. A primeira é “Práticas meditativas no treinamento do ator”, com Vanja Poty, professora de Teatro da UEA. Estão disponíveis 15 vagas e as aulas serão realizadas de 3 a 5 de maio, das 9h às 13h, no Palacete Provincial (Praça da Polícia, Centro). E “Commedia dell’arte”, com o ator e diretor Márcio Silveira, do Grupo Manjericão, acontecerá nos dias 4 e 5 de maio, também no Palacete, das 9h às 12h. Estão disponíveis 20 vagas.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir