Esportes

Com Mineirinho, Brasil tem três candidatos ao Oscar do esporte

Mineirinho é a aposta brasileira para ganhar como grande atleta do ano - Foto: Divulgação

Mineirinho foi indicado na categoria ação para o ‘Oscar do Esporte’ – Foto: Divulgação

O Brasil tem três indicados à edição 2016 do Prêmio Laureus, considerado o “Oscar do esporte”. A lista de indicados foi anunciada nesta quarta-feira (2).

Atual campeão mundial de surfe, Adriano de Souza, o Mineirinho, 29 foi indicado na categoria “Ação”. Entre seus rivais está outro brasileiro, o skatista Bob Burnquist, 38. Em 2015, ele conquistou o título da megarrampa nos X-Games -pela oitava vez na carreira- mesmo com um braço quebrado.

O terceiro brasileiro indicado ao prêmio é o nadador e para-atleta Daniel Dias, que tenta o terceiro troféu na categoria paraolímpica. Maior medalhista individual no Campeonato Mundial Paraolímpico do ano passado (com sete ouros e duas pratas), ele venceu todas as oito provas que disputou no Pan de Toronto.

RIVAIS

Na “Ação”, além de Mineirinho e Burnquist disputam o prêmio a britânica Rachel Atherton, tetracampeã na Copa do Mundo de mountain bike, o surfista australiano Mick Fanning, o triatleta alemão Jan Frodeno e a snowboarder norte-americana Chloe Kim, 14, mais jovem medalha de ouro na história dos X-Games.

Em 2015, o surfista brasileiro Gabriel Medina concorreu ao prêmio nesta categoria, mas não teve sucesso. O vencedor foi o norte-americano Alan Eustace, detentor do recorde de queda livre na estratosfera.

Já os adversários de Dias são a esquiadora francesa Marie Bochet, o corredor chinês Liu Cuiqing, a corredora cubana Omara Durand, o corredor sul-africano Pieter Du Preez e o taiwanês Leung Yuk Wing, da bocha.

ATLETA DO ANO

O prêmio da categoria “Atleta do Ano” será disputado entre o velocista jamaicano Usain Bolt, o jogador de basquete norte-americano Stephen Curry, o tenista sérvio Novak Djokovic, o piloto britânico Lewis Hamilton, o jogador de futebol argentino Lionel Messi e o golfista norte-americano Jordan Spieth.

Entre as mulheres, as indicadas são a corredora etíope Genzebe Dibaba, a esquiadora austríaca Anna Fenninger, a velocista jamaicana Shelly-Ann Fraser-Pryce, e três norte-americanas —a nadadora Katie Ledecky, a jogadora de futebol Carli Lloyd e a tenista Serena Williams.
A cerimônia de premiação acontecerá no dia 18 de abril, em Berlim, na Alemanha.

Por Folha Press

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir