Sem categoria

Com fé e oração, mais de 50 mil fiéis participam da procissão de Corpus Christi em Manaus

ULTIMAS_CORPUS-CRISTHI-001_DIEGO-JANATÃ

As programações de Corpus Christi tiveram início com uma missa na Praça do Congresso – foto: Diego Janatã

Aos brados de “Viva a Eucaristia”, mais de 50 mil devotos, segundo estimativa da Polícia Militar, participaram da festa de Corpus Christi nesta quinta-feira (26), que trouxe como tema ‘Eucaristia: Fonte de Misericórdia’. A caminhada ocorreu no Centro de Manaus, com ações de graças em uma procissão com cânticos, orações e fé.

Corpus Christi é o segmento da festa de pentecostes que ocorreu no último dia 15 deste mês. De acordo com o padre Charles Cunha, esta é a continuação de momentos importantes comemorados pela comunidade católica. “Estamos vivenciando o sacramento central da Igreja, quando pão e vinho se transubstanciam, respectivamente, no corpo e sangue de Cristo”, afirmou.

Os fiéis que caminhavam entusiasmados na procissão, que é considerada por eles uma das mais importantes de toda a igreja católica.  Para a aposentada Evaneide Barbosa da Silva, 70, o momento era de pedir pela saúde da filha. Com os olhos lagrimejando e voz embargada, a aposentada que todo ano participa da procissão afirmou que sua filha, Elisangela Barbosa, 37, sofreu um derrame e só um milagre pode curá-la. “Há seis meses ela teve essa complicação e desde então estou cuidando dela. Sempre tenho rezado e pedido a Deus que cure a vida dela. Hoje estou aqui crendo que ela será curada”, disse emocionada.

O aposentado José Lopes, 67, que entoava todos os cânticos na procissão, conta que o momento é de acender a fé, pois, segundo ele, a celebração da eucaristia é um dia de esperança e de um futuro melhor. “É importante estarmos aqui, pois o Brasil precisa que nós rezemos por ele para que os políticos encontrem o caminho da moral. Hoje estamos rezando para nos reavivarmos e vivermos um Brasil melhor”, disse.

O motorista José Vieira, 57, conta que todos os anos trabalha na procissão de Corpus Christi e se sente abençoado. Ele é integrante da Comunidade Católica Ralel e sempre se dispõe voluntariamente a contribuir na procissão. “Sempre estou aqui. É um momento único e ninguém deveria faltar, pois temos a oportunidade de abençoar a sociedade”, observou.

Há quem caminhou por todo o trajeto apenas com o intuito de agradecer. Foi o caso da garçonete Regina Martins, 34, que durante a caminhada afirmou que dar graças é melhor que pedir. Ela ressaltou que todos deveriam se envolver mais nas festividades cristãs. “Todo ano participo e acho que as igrejas deveriam abraçar mais isso. Há muitos que estão afastados e eles precisam se achegar a Deus”, afirmou.

As programações de Corpus Christi tiveram início com uma missa na Praça do Congresso, às 16h; depois a procissão percorreu a avenida Ramos Ferreira; Getúlio Vargas; Tarumã e, por fim todos participaram da adoração solene e benção do Santíssimo Sacramento, no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Praça 14, Zona Centro-Sul de Manaus.

Por Asafe Augusto

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir