Dia a dia

Com a prisão de quatro integrantes de facção criminosa, PC encerra operação ‘Alcatraz’

alcatraz

As prisões efetuadas nesta sexta, foram o encerramento da operação ‘Alcatraz’ – foto: divulgação

A Polícia Civil do Amazonas informou, neste sábado (9), que prendeu quatro integrantes de uma organização criminosa que atuava em Manaus e Careiro Castanho. De acordo com os delegados Juan Valério, Guilherme Torres e Danniel Antony, as prisões efetuadas nesta sexta-feira (8), foram o encerramento da operação ‘Alcatraz’ deflagrada no dia 27 de junho deste ano.


Claudemir Lima de Paula Rodrigues, 25, conhecido como ‘Claudinho’; Fabrício Lopes de Amorim, 28; Gerry Leverton Miranda Costa, 28, e Thiago Coelho de Araújo, 22, o ‘Loirinho’ foram presos em distintos locais, segundo Juan Valério, que coordenou a ação. De acordo com a autoridade policial, ao todo, quatorze indivíduos, membros de uma mesma facção criminosa, foram presos desde o início da operação “Alcatraz”, desencadeada no mês passado pelas equipes do DRCO.

“Gerry foi preso às 9h, em uma comunidade ribeirinha situada no município de Manacapuru. Na ocasião, nos informou que Claudemir estaria na Ponte Rio Negro, onde entregaria uma arma espingarda a um indivíduo. No local indicado, por volta das 19h, acabou preso em flagrante. Durante as diligências, às 17h30, chegamos até Fabrício na Avenida Grande Circular, zona Leste, no momento em que ele trafegava pela via em um carro modelo Bravo. Com o infrator apreendemos uma submetralhadora, aproximadamente um quilo de maconha do tipo skunk e R$ 3.100 mil em espécie. Thiago estava em um beco no bairro Tancredo Neves e portava drogas”, informou Valério.

Segundo o delegado titular da 34ª DIP, Danniel Antony, as investigações em torno da organização criminosa tiveram início no dia 5 de maio deste ano, após uma tentativa de roubo ocorrida em uma agência bancária localizada no município do Careiro Castanho, distante 102 quilômetros em linha reta da capital.

“Na ocasião alguns integrantes da organização criminosa acabaram presos em flagrante pelo crime. No dia 20 de maio, por volta das 3h da madrugada, membros da facção arquitetaram e executaram o resgate de um dos presos da 34ª DIP. Duas mulheres simularam a intenção de registrar uma ocorrência e o plantonista, ao atender ao chamado, foi rendido juntamente com outros servidores. Dois homens armados com pistolas e outros três integrantes do bando aguardavam em frente à unidade policial. Um deles portava uma submetralhadora”, explicou Antony.

Segundo Guilherme Torres, a partir das investigações iniciadas após a tentativa de roubo à agência bancária daquele município e o resgate feito na delegacia, descobriu-se que se tratava de uma organização criminosa. A partir daí a equipe do DRCO foi acionada e deu suporte operacional às diligências iniciadas pelos policiais civis da 34ª DIP. “Esses infratores atuavam tanto em Careiro Castanho como em Manaus, realizando roubos e outras práticas ilícitas, como tráfico de drogas”, argumentou.

Para concluir, Juan Valério informou que as últimas prisões realizadas ontem ocorreram em cumprimento a mandados de prisão preventiva expedidos no dia 28 de junho deste ano, pela juíza Sabrina Cumba Ferreira, da Comarca de Careiro Castanho. A ação, segundo o diretor do DRCO, ocorreu em cumprimento à determinação feita pelo delegado-geral, Francisco Sobrinho.

Claudemir, Fabrício, Gerry e Thiago foram indiciados por organização criminosa. Gerry foi indiciado também por roubo. Claudemir foi autuado em flagrante ainda por posse ou porte de arma de fogo de uso restrito, Fabrício por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e tráfico de drogas e Thiago por tráfico de drogas.

Organização criminosa

Os integrantes da organização criminosa presos ao longo da operação ‘Alcatraz’ são: Iderclei Souza da Silva, 27; Danielle de Souza Silva, 27; Carlos César da Silva Santos, 33, conhecido como ‘Porco’; Cledson Gomes Torres, 31; Cleberson Gomes Pinheiro, 26; Denilson Medeiros dos Santos, 20, o ‘Preto’; Valdiceia Sirino Vasconcelos, 18, chamada de ‘Val’; Érica Vilaça Diniz, 32; Rafaela de Souza Araujo, 18;  Douglas Nunes Pereira, 38, conhecido como ‘Magnata’; Claudemir Lima de Paula Rodrigues, 25, chamado de ‘Claudinho’; Fabrício Lopes de Amorim, 28; Gerry Leverton Miranda Costa, 28, e Thiago Coelho de Araújo, 22, o ‘Loirinho’.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir