Esportes

COI confirma 5 cidades na disputa para receber a Olimpíada de 2024

 

O

Toronto e Baku, que haviam demonstrado interesse, desistiram da disputa - foto: Nserrano/Wikimedia Commons

Toronto e Baku, que haviam demonstrado interesse, desistiram da disputa – foto: reprodução Nserrano/Wikimedia Commons

(Comitê Olímpico Internacional) anunciou nesta quarta-feira (16) que as cidades de Budapeste, Hamburgo, Los Angeles, Paris e Roma vão concorrer para sediar os Jogos Olímpicos de 2024. A escolhida será conhecida em setembro de 2017 em Lima, no Peru.

Toronto e Baku, que haviam demonstrado interesse, desistiram da disputa. Los Angeles e Paris são consideradas as favoritas para suceder o Rio de Janeiro em 2016 e Tóquio em 2020.

“Damos as boas-vindas a cinco cidades excepcionais, com qualidades inegáveis”, declarou o presidente do COI, Thomas Bach, antes de informar que a entidade repassará US$ 1,7 bilhão ao comitê de organização dos Jogos de 2024.

Los Angeles, que apresentou sua candidatura depois da desistência de Boston, e Paris, berço do olimpismo moderno, mas ainda abalada por duas derrotas em candidaturas recentes, são as cidades favoritas.

Para prosperar, a candidatura de Hamburgo precisa receber o apoio da população em um referendo previsto para 29 de novembro.

Roma, que recebeu os Jogos em 1960, apresentou um projeto compacto que conta com o apoio do governo.
Budapeste pode ser prejudicada pela pouca experiência na organização de eventos esportivos mundiais e pela falta de infraestrutura.

A escolha da sede dos Jogos Olímpicos de 2024 será a primeira a acontecer de acordo com os critérios da Agenda 2020, um programa de reformas iniciado pelo presidente do COI, Thomas Bach.

A principal mudança é o fim do processo de elaboração de uma lista curta, que consistia em eliminar as candidaturas menos convincentes.

Por Folhapress

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir