Sem categoria

Coaches lançam primeira associação no Amazonas

A associação de coaches do Amazonas é uma das pioneiras do Brasil- foto: divulgação

A associação de coaches do Amazonas é uma das pioneiras do Brasil- foto: divulgação

Em um ato pioneiro, o Estado saiu na frente e contará com a primeira associação de coaches da Região Norte. Composto por 16 integrantes, a Associação de Coaches Profissionais do Amazonas (Proa Coaching) vai auxiliar no acompanhamento profissional, desenvolvendo foco, ação, resultado e a melhoria continua.

A ideia partiu da coach Angela Paraíso, que ao chegar do Rio de Janeiro em Manaus, em 2011, notou a carência do mercado e decidiu reunir profissionais para fortalecer o segmento de coachings no Amazonas, atividade que atua junto do setor empresarial e se envolve até em assuntos espirituais e familiares. “Não tinha nenhuma abertura em Manaus para esse mercado, que é importantíssimo para o crescimento de outras profissões. Em 2012, o mercado de coaching cresceu bastante e agora todos que precisam de um auxilio individual ou empresarial podem contar com um profissional especializado”, afirmou.

Anegla salientou que o coach não é um terapeuta, treinador ou apenas um palestrante, como muitos pensam. “Nós apenas fazemos parte do processo para o resultado, o coach não é bengala, nós auxiliamos para uma autonomia, preparamos para que o profissional ande com as próprias pernas”, disse Angela, que além de idealizadora também é presidente do Proa Coaching.

A associação de coaches do Amazonas é uma das pioneiras do Brasil. Conforme a presidente, coaching de outras regiões do país estão buscando intercâmbio com a associação local para levar a ideia para outras partes do território nacional.

Crise

Em época de crise e demissões em massa, Angela afirmou que os coaches podem mudar a qualidade dos profissionais e assim se tornarem mais úteis ao mercado de trabalho, principalmente como agentes pensantes e proativos. “O coach ajuda a superar o momento em qualquer área até chegar na melhoria continua”, disse.

Angela destacou ainda que os coaches não são centrados nos resultados, mas sim, é o processo de trabalho e produção. Segundo ela, a atuação dos coaches visam mudar a forma como o trabalhador padrão atua hoje.

Palestras

Durante o lançamento da Proa Coaching, a especialista em coaching, psicóloga Suzy Fleury e o secretário municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno, Ulysses Tapajós, ministrarão palestra para um público de, aproximadamente, 300 pessoas, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), na avenida Joaquim Nabuco, no Centro. Ex-diretor da Masa da Amazônia, Tapajós falará no dia 9, de abril sobre “A arte de motivar pessoas”.

De São Paulo, Suzy Fleury, que vem pela terceira vez a Manaus, ministrará a palestra “Coaching de Excelência”, com uma metodologia aplicada para líderes empresarias bem como para líderes de equipes esportivas. A psicóloga apresentará os fundamentos de como aplicar as práticas no dia-a-dia, sem esquecer de dar conta do momento econômico que vive o país.

Diante da atual situação do Brasil, ela observou que há pessoas comuns e empresários vivendo um momento muito difícil, e outros tento oportunidade em algumas áreas em especial. “Para um público bastante heterogêneo, precisamos plantar as sementes de como lidar como o momento, sem ficar se lamentando, e mostrar as opções de caminhos para construir essa ponte para minimizar os efeitos da crise”, disse.

Asafe Augusto e  Emerson Quaresma

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir