Cultura

Clipe do Coldplay com Beyoncé é criticado por ‘apropriação cultural’

 

A cantora americana aparece caracterizada como uma atriz de Bollywood, usando trajes tradicionais da Índia - foto - reprodução

A cantora americana aparece caracterizada como uma atriz de Bollywood, usando trajes tradicionais da Índia – foto – reprodução

A participação de Beyoncé no novo clipe do Coldplay, “Hymn For the Weekend”, vem levantando questionamentos na internet.

A cantora americana aparece caracterizada como uma atriz de Bollywood, usando trajes tradicionais da Índia, tatuagem de henna e mexendo a mão em círculos místicos.

Foi o estopim para uma saraivada de críticas de que ela estaria se apropriando indevidamente da cultura alheia.

Amena, uma blogueira de Mumbai (Índia), onde o vídeo foi gravado, escreveu no Twitter: “Quer retratar a Índia, entenda sua cultura rica e diversa primeiro! Antigos estereótipos não chegaram ao fim”.

Mensagens com este tom se repetiram, como a de um membro da equipe do “BuzzFeed” em Nova York, Ahmed Ali Akbar: “Nem sei o que dizer sobre este vídeo do Coldplay, exceto: bandas de rock brancas, por favor parem de filmar vídeos sagrados na Índia. Grato”.

Ele continuou a disparar contra a parceria entre Coldplay e Beyoncé: “É louco como literalmente todos os clipes na Índia batem na mesma tecla. Pintura sagrada, Bollywood, pobreza, espiritualidade. Faça-me o favor!”.

Entre os artistas que já usaram a Índia como pano de fundo para suas músicas: Iggy Azalea (“Bounce”), Selena Gomez (“Come and Get It”) e Major Lazer (“Lean On”).

O mais novo vídeo com tempero indiano é dirigido por Ben Mor, que já trabalhou com Britney Spears (“Work Bitch”) e Katy Perry (“Part of Me”).

 

Por Folhapress

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir