Esportes

Circuito BB Sub-21 define campeões em Manaus

O vôlei de praia desembarca em Manaus, nesta quinta-feira(29), para quatro dias de jogos que definirão os campeões do Circuito Banco do Brasil Sub-21, temporada 2015. As partidas acontecem de hoje até domingo (1°) na arena montada na Praia de Ponta Negra, tradicional local do esporte na cidade.

O torneio masculino conta com dois times empatados na liderança: Paraná e Ceará, com 720 pontos, que dependem de suas próprias forças. Quem terminar na frente conquista o título. A Paraíba, em terceiro, com 680 pontos, precisa terminar duas posições acima dos outros estados que brigam pelo título. Se for campeã, por exemplo, a dupla paraibana precisa que os rivais terminem no máximo no terceiro lugar.

Dois estados brigam pelo título no torneio feminino, o Sergipe, que lidera com 760 pontos, e Ceará, que aparece em segundo lugar, com 620 pontos. Enquanto o time sergipano depende apenas das próprias forças e precisa apenas confirmar presença e entrar em quadra, as cearenses precisam terminar com o título da etapa e torcer para que as adversárias não joguem. Missão praticamente impossível.

Hoje, as partidas começam às 9h, com a disputa do qualificatório masculino. Nele, oito duplas brigam pelas últimas quatro vagas na fase de grupos. O torneio feminino não contará com qualificatório por já ter o número mínimo de inscritas.

Na sexta-feira (30.10), a partir das 11h, ocorre a fase de grupos dos dois naipes. O sábado (31.1) conta com as partidas das oitavas e quartas de final, a partir das 13h, enquanto semifinais e finais serão disputadas no domingo (01.11), a partir das 8h30.

Assim como ocorre no circuito Sub-19, o Sub-21 é um campeonato de seleções estaduais, com duplas da mesma federação. Ele mantém o formato das últimas duas temporadas, com cada estado indicando suas delegações nos dois gêneros em busca do título. Além dos atletas, que podem ser alterados a cada etapa, as federações elegem um técnico. Os pontos obtidos vãos para o estado e o campeão geral é determinado ao final das cinco etapas.

O atual modelo foi implementado em 2013 com o objetivo de identificar novos talentos nas areias, num trabalho de renovação. E, a partir daí, analisar quais são os polos que precisam receber um incentivo maior para se desenvolverem e serem trabalhados de forma mais direcionada. Na temporada de estreia, os títulos ficaram com os estados do Paraná (masculino) e Sergipe (feminino), que repetiram a dose em 2014 e faturaram o bi.

Duplas participantes

O torneio masculino terá as seguintes duplas inscritas: Matheus Baby/Gabriel Mussi (RJ), Pedro/George (PB), Vinícius/David Pedreira (ES), Adrielson/Arthur Lanci (PR), Mateus Sampaio/Micael (DF), Jefferson/Allyson Lima (CE), Caio/Gugu (SE), Paulinho/Everton (SC), Iago/Joanderson (BA), Matheos/Jameli (AC), Kaique/Kopa (RS) e Jardel/Liton (RN).

Outros oito times duelam por quatro vagas no qualificatório. São eles Kevin/Thiago (AM), Caio/Rodrigo (AM), Max/Lins (AM), Victor Felipe/Hitan (AM), Gabriel/Neno (CE), Felipe/Claudio (AM), Danizio/Luiz Felipe (RR) e Thomaz/Lucas (MG).

Na competição feminina, os times inscritos são Tamiele/Juliana (RO), Pitty/Maria Gás (BA), Beatriz/Amanda (RJ), Larissa/Kyce (RN), Lydia/Andressa (PB), Verena/Talita (CE), Clicia/Chely (AM), Bitencourt/Ana (PR), Tais/Franciane (SC), Ana Patrícia/Anna (MG), Duda/Tainá (SE), Anna Luisa/Carol (RS), Victoria/Aninha (MS), Tayla/Anny (RR) e Josyene/Dianmary (RR).

Entre os times inscritos, destaque para cinco campeões mundiais Sub-19: George, Arthur Lanci, Andressa e Duda, todos em 2014, e Tainá, que em 2013 venceu também ao lado de Duda. A mineira Ana Patrícia, também ao lado de Duda, conquistou os Jogos Olímpicos da Juventude, na China, e também promete boas apresentações no torneio.

Além de Manaus, o Circuito Banco do Brasil Sub-21 já havia passado por Maringá (PR), Rio de Janeiro (RJ), Uberlândia (MG) e João Pessoa (PB).

Com informações da assessoria de comunicação

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2016 EM TEMPO Online. Todos Os Direitos Reservados.

Subir