Cultura

Circuito artístico ‘Persona Face dois’ em cena neste sábado

As peças “Persona – Face um” e “OraMortem” serão encenadas na programação do Palco Giratório do Sesc – foto: divulgação

As peças “Persona – Face um” e “OraMortem” serão encenadas na programação do Palco Giratório do Sesc – foto: divulgação

Atualmente em cartaz com a temporada da peça “Persona – Face dois”, aos sábados, às 20h, na sua sede, o Ateliê 23 – Casa de Criação prepara novas encenações de “Persona – Face um”, previstas para as quintas-feiras. Antes, neste domingo (10), o público poderá conferir essa montagem na programação do Circuito Sesc Palco Giratório.

“Persona – Face um” será apresentada na sede da companhia de artes cênicas (rua Tapajós, 166, Centro), a partir de 20h, com entrada franca. A classificação etária é 16 anos. A transexualidade é o tema dessa peça, que estreou no ano passado e apresenta um texto baseado nas entrevistas de três homens e três mulheres transexuais a integrantes do Ateliê 23 sobre como é ser transexual em Manaus.

Diretor da peça e do grupo de artes cênicas, Taciano Soares comenta que os entrevistados abordaram desde as histórias de transição, de se entender transexual e da confusão que as pessoas fazem entre gênero e orientação sexual até assuntos como a violência, transfobia e suicídio.

“Montamos então uma peça que era uma denúncia, digamos assim. O resultado foi um espetáculo denso, pesado, tão cruel como o conteúdo das entrevistas”, observa. “E o exercício era exatamente esse: que o público saísse do teatro com a mesma sensação que tivemos durante cada entrevista, pois nossos olhos chegavam a lacrimejar, ficávamos angustiados”.

Oficina

A programação do Circuito Sesc Palco Giratório teve início na última quarta-feira e, neste sábado e domingo, apresenta uma oficina com integrantes do grupo in-Próprio Coletivo, do Mato Grosso. O tema é “Corpo e luz: experimentações de grafias no espaço” e o evento será realizado das 13h às 17h, na sala de dança do Serviço Social do Comércio (Sesc/AM, rua Henrique Martins, 427, Centro). O público-alvo são artistas, ensaístas, produtores, pedagogos, professores de arte e estudantes de teatro. Durante a oficina haverá exercícios de criação e é necessário que os interessados levem objetos que produzam luminosidade.

Já o talento em cena do grupo in-Próprio Coletivo poderá ser conferido na segunda-feira (11), às 20h, no Les Artistes Café-Teatro (avenida Sete de Setembro, 377, Centro). Na ocasião, será encenada a montagem “OraMortem”, sobre a proximidade da morte como sintoma de vida, a partir do encontro de dois personagens, a Velha e o Menino. A entrada é gratuita e a classificação etária é 12 anos.

Por Luis Otávio Martins

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir