Cultura

Cine Calçada estreia neste fim de semana, na Redenção, com sessão infantil

Projeto é para todas as idades, mas a sessão deste sábado é para as crianças

Projeto é para todas as idades, mas a sessão deste sábado é para as crianças

O projeto Cine Calçada, da ONG Grupo TransformAÇÃO, estreia neste sábado (12) na rua São Vicente do bairro Redenção. A iniciativa, com acesso gratuito, consiste na exibição de filmes numa rua do bairro por meio de uma tela de projeção com mais de 10 metros quadrados.

A programação é para todos os públicos, mas a primeira edição vai ser dedicada à plateia infantil, com a exibição de ‘O Rei Leão’ (1994), dos estúdios Disney. O início da sessão está marcado para as 19h.

Para incrementar o evento, os organizadores prepararam um tapete vermelho e uma calçada da fama. E as crianças poderão curtir a exibição de ‘O Rei Leão’ com pipoca e refrigerante. As próximas edições do Cine Calçada estão marcadas para 29 de setembro e 12 e 25 de outubro.

As ruas onde as sessões vão ser realizadas ainda não estão definidas, mas os moradores do Redenção que quiserem solicitar o projeto pode entrar em contato com a ONG por meio dos telefones 99444-1818 (Diego Lima), 99355-7935 (Diana Lemos) e 99148-7609 (Rogério Mascarenhas) e ainda pela fan page no Facebook (Grupo TransformAÇÃO).

Oficinas
Sobre a produção de curtas-metragens pelos moradores do bairro Redenção, a integrante do TransformAÇÃO, Diana Lemos, adianta que a ideia é promover, a cada seis meses, oficinas com duração de uma semana para orientar os interessados a respeito do processo de fazer um filme. Esse tempo de curso poderá ser determinado em função do cineasta ou produtor convidado.

“Queremos transmitir ao público o conhecimento para a produção de um curta e depois auxiliar os moradores a produzir os seus filmes com o material disponível, como a câmera de um celular, por exemplo”, explica Diana. O início dessas oficinas está previsto para o próximo ano, assim como a inclusão desses curtas nas futuras edições do Cine Calçada.

Depois das próximas edições em 2015 do Cine Calçada, o Grupo TransformAÇÃO vai promover, no dia 31 de outubro, o segundo “Arte Transforma”, iniciativa que apresenta, simultaneamente, expressões artísticas variadas (música, artes plásticas, teatro, fotografia, literatura, capoeira, entre outras atividades), no Centro de Desenvolvimento Comunitário (CDC) do Redenção. A entrada é franca.

O cartunista Rogério Mascarenhas, também integrante da ONG, revela que já confirmaram presença o cantor Nicolas Júnior e as bandas Casa de Caba, Tucumanus e Canoeiros, esta do bairro Redenção. Ele comenta ainda que o tempo do evento, que em 2014 durou um dia inteiro, este ano será reduzido para os períodos da tarde e da noite.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir