Esportes

Ciclista flagrada com bicicleta motorizada é acusada de ‘doping tecnológico’

Presidente UCI

Nos últimos anos, houve vários casos suspeitos do doping tecnológico – foto – divulgação

A UCI (União Internacional de Ciclismo) informou neste domingo (31) que uma atleta competiu com um motor escondido na bicicleta durante uma prova júnior do Mundial de ciclocross. Segundo a entidade, trata-se do primeira caso de fraude tecnológica no ciclismo de alto nível.

“Pensamos claramente que houve fraude tecnológica, havia um motor escondido”, declarou o presidente da UCI, Brian Cookson, durante entrevista coletiva.

A belga Femke Van Den Driessche, 19, uma das favoritas a vencer, competiu com a bicicleta motorizada no sábado (30). Ela não completou a prova por conta de um problema na bicicleta.

Nos últimos anos, houve vários casos suspeitos do que ficou conhecido como “doping tecnológico”, mas eles não foram confirmados.

“O que descobrimos é um sinal claro. Frequentemente brincamos falando de doping mecânico, mas agora sabemos que os corredores utilizam esse métodos e onde eles utilizam”, afirmou Cookson.

“A todos que querem fazer armadilhas, mandamos uma mensagem clara. Vamos atrapalhá-los e puni-los porque nossa tecnologia para detectar esse tipo de fraude funciona”, completou.

Femke nega que tenha usado a bicicleta motorizada intencionalmente. “A bicicleta não era minha. Eu nunca trapacearia”, disse à emissora de TV belga “Sporza”.

Ela afirma que a bicicleta que usou era idêntica a dela e que pertence a um amigo. Ainda de acordo com a atleta, a equipe mecânica entregou a bicicleta a ela por engano antes da prova.

O caso será julgado por uma comissão disciplinar, e a ciclista pode receber uma suspensão mínima de seis meses, além de multa de até 192 mil euros (cerca de R$ 836 mil).

A atleta disse que receia pela carreira, mas que espera uma segunda chance e que não teme as investigações.

 

Por Folhapress

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir